UPA ganha nova sala para exames de ultrassom e eletrocardiograma em Poços de Caldas

Publicado em 08/11/2019 - saude - Da Redação

UPA ganha nova sala para exames de ultrassom e eletrocardiograma em Poços de Caldas

Por dia, passam pela UPA, a Unidade de Pronto Atendimento, no bairro José Carlos, centenas de pessoas, com queixas diferentes e diagnósticos variados. Em muitos casos, a tecnologia se faz necessária, por meio de exames. O ultrassom é muito utilizado, para dentre diversas situações, identificar a causa de uma dor abdominal, que pode ser cólica de rim, pedra na vesícula ou apendicite, para citar alguns exemplos. Já o eletrocardiograma é um exame obrigatório para quadros cardíacos. Com o intuito de trazer mais conforto, tanto para os servidores, quanto para os pacientes, os procedimentos agora estão sendo realizados em uma nova sala, mais ampla e arejada. “Antes, ficava apertado pra gente ficar com o médico dentro da sala. Agora, até o acompanhante do paciente consegue acompanhar o exame”, contou a auxiliar de enfermagem, Marília Carvalho. “Ficou bem melhor para a gente trabalhar e atender”, complementou a também auxiliar de enfermagem, Daiane Milher. A sala onde antes eram feitos os exames, agora é um consultório médico. “Fizemos uma realocação com o objetivo de atender a esta demanda que se fazia necessária. O serviço da UPA cresceu muito nestes anos e mudanças sempre são importantes para a melhoria dos atendimentos”, explicou o coordenador administrativo, José Leite. “A UPA é, sem dúvidas, a unidade de saúde de Poços que mais recebe pacientes, diariamente. Todos os esforços são no sentido de sempre aprimorar a assistência prestada”, comentou o médico Ed Wilson Neves, diretor geral da UPA.

O médico radiologista Luiz Gonzaga Milanez Nogueira Cobra ressalta a importância da estrutura disponível na UPA para a qualidade do atendimento. “Sem dúvidas, este aparato representa um diferencial, um apoio muito grande ao médico que atende aqui na unidade. Estes equipamentos funcionam como um triador de pacientes graves, acelerando o diagnóstico e trazendo mais segurança nas condutas a serem adotadas”.

Os secretários de Saúde, Carlos Mosconi e Flávio Togni de Lima e Silva, estiveram na UPA, conversando com a equipe e conhecendo as novas instalações da sala de diagnósticos. “Temos uma equipe integrada e preparada e prova disso, são as melhorias implantadas constantemente na UPA”, afirmou Flávio. “Estrutura física, disposição e profissionais capacitados para os atendimentos, fazem da UPA de Poços de Caldas, uma referência e nós ficamos muito satisfeitos em poder trabalhar por isso”, finalizou Mosconi.