Prefeito visita projetos do Poços Ativa

Publicado em 13/04/2019 - regiao - Da Redação

Prefeito visita projetos do Poços Ativa

O prefeito Sérgio Azevedo iniciou, esta semana, visita aos projetos desenvolvidos no Poços Ativa, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da Associação de Promoção Humana e Ação Social (Aphas) . Acompanhado pelo secretário Wellington Guimarães (Paulista), conferiu as atividades nos bairros São José e no Conjunto Habitacional dr Pedro Affonso Junqueira, na manhã da terça, 09/04. 

Nos dois locais, a modalidade executada pela manhã era o futebol de salão, voltado a meninos a partir de 6 anos. No ginásio Juca Cobra, orientados pelo professor Geraldo Otávio Flora Muniz, o Loló, a criançada treinava chutes, arrancadas e a pontaria ao gol. O técnico realiza este trabalho há 38 anos e já formou várias gerações de esportistas na cidade. Atualmente, tem 80 alunos sob o seu comando, na faixa etária de 5 a 14 anos. 

Já no bairro São José, na quadra do APHAS, o professor Fernando Gustavo de Oliveira orientava um grupo de doze meninos,que treinavam futebol de salão. O projeto atende 200 alunos, a partir de 4 anos até idade adulta, nas categorias masculino e feminino, em três turnos. Ainda durante a semana, na quarta-feira à noite, o prefeito acompanhou os treinos da equipe masculina de handebol, no Poliesportivo Arthur de Mendonça Chaves. 

As visitas estão sendo elogiadas pelos técnicos, por representarem uma atenção especial ao esporte na cidade. Para muitos, é uma surpresa, já que nunca puderam acompanhar uma visita de autoridades aos treinos. “É uma oportunidade de demonstrar a valorização que o esporte está tendo na atual administração e também de ouvir dos profissionais que estão diretamente envolvidos com os projetos, suas solicitações para que possamos melhorar cada vez mais este atendimento esportivo no municipio”, informa o secretário de esportes. 

Projeto 

O Poços Ativa foi lançado em 2017 com o objetivo de ampliar a oferta de atividades esportivas no município. Atende a aproximadamente duas mil pessoas. O programa Poços Ativa é desenvolvido pela Associação de Promoção Humana e Ação Social (Aphas), vencedora do edital de chamamento público para execução do programa.

O objetivo das ações é levar a atividade física a locais onde se tem pouco acesso, além de proporcionar aos participantes vivências em diversas modalidades esportivas e recreativas, da criança ao idoso.

São oferecidas 25 atividades em 14 modalidades esportivas e atividades físicas: futebol de campo, futsal, futebol society, recreação, handebol, ginástica, natação, skate, dança, xadrez, judô, caminhada, voleibol e basquete. Espalhados por todas as regiões da cidade, o projeto traz qualidade de vida à população e movimenta os espaços esportivos públicos e alguns privados em diversos bairros do município, inclusive na zona rural.


Hoje, 27 profissionais conduzem as atividades. Para participar basta procurar os locais onde estão sendo desenvolvidas as ações e fazer sua inscrição. O projeto é gratuito e aberto para todos os públicos, de acordo com a faixa etária de cada modalidade.


Além dos benefícios à saúde, o projeto busca uma maior integração entre as pessoas da comunidade gerando um fortalecimento de vínculos e inserindo as crianças e jovens na sociedade.

ASCOM