Mutirão de ultrassom prossegue durante o mês de março

Publicado em 11/03/2019 - regiao - Da Redação

Mutirão de ultrassom prossegue durante o mês de março

Poços de Caldas - Mais pacientes serão atendidos durante o mês de março, com a continuidade do mutirão de ultrassom, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Na quarta, 6, pela manhã, foram 35 agendamentos para ultrassom de abdômen (total/ superior/ inferior) e a tarde, 30 agendamentos de ultrassom obstétrico. Aguardando ansiosos a chegada de Joaquim Luiz, o casal Tássila e Breno, ouviram o coraçãozinho e confirmaram o tamanho e o peso do bebê. “É muito legal este momento”, comentou a mamãe de primeira viagem.

A espera de Davi Lucca, a mamãe Jennifer Julie fez o último ultrassom da gestação, acompanhada do marido, Luís Eduardo. “É muito gostoso, muito bom esse momento”. Nesta quinta, 7, foram mais 70 agendamentos de exames de abdômen. No sábado, 9, mais 70 pacientes estão agendados para este mesmo exame. Na próxima semana, a realização dos exames de ultrassom de mama e transvaginal será intensificada, com o agendamento de mais 25 pacientes, além dos que já são atendidos na rotina normal.

A ultrassonografia obstétrica é um exame constante do acompanhamento pré-natal oferecido pelo SUS. O Guia Municipal de Pré-Natal de Risco Habitual para a Atenção Básica, baseado em literatura do Ministério da Saúde, prevê duas ultrassonografias, uma no primeiro trimestre da gestação ou até a 13ª semana, e outra, entre a 18ª e a 22ª semana de gravidez. Já os demais exames de ultrassom, como o abdominal e o de vias urinárias, por exemplo, são feitos por meio de encaminhamentos de médicos das unidades básicas de saúde e de especialistas do SUS.

Com início em fevereiro, já foram 660 agendamentos desde então: 240 ultrassonografias obstétricas, 200 ultrassons de vias urinárias e 220 de abdômen, além dos atendimentos já prestados na rotina, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos são no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste. “O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é esvaziar a fila de espera por estes exames, com o intuito de agilizar o atendimento e melhorar a qualidade da assistência prestada à população”, finalizou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.

 ASCOM