Escola Municipal João Pinheiro implanta modelo de gestão democrática em Poços

Publicado em 14/03/2019 - regiao - Da Redação

Escola Municipal João Pinheiro implanta modelo de gestão democrática em Poços

A Escola Municipal João Pinheiro, no Jardim Country Club, zona oeste do município, está implantando um novo modelo de gestão democrática, com ampla participação de toda a comunidade escolar. A nova equipe gestora tomou posse no dia 4 de fevereiro e as aulas se iniciaram no dia 18 do mês passado. Em menos de um mês, já foi possível implementar ações de valorização dos profissionais da Educação e de aproximação com as famílias.

A E.M. João Pinheiro atende 200 crianças no Ensino Fundamental I, sendo a metade em período integral. Já na primeira reunião do ano, os servidores vestiram, literalmente, a camisa da escola. “Nesse dia, todos receberam uma camiseta com o nome e lema para essa nova gestão, que é Escola Municipal João Pinheiro - Educando para a vida”, conta a diretora Valmiria Dias de Carvalho, que coordenará a unidade até 2022, ao lado da vice-diretora Quézia Pires Domingos Oliva.

Um grande encontro também reuniu as famílias dos alunos, com a participação de mais de 200 pessoas. “Nosso objetivo é abrir as portas da unidade porque acreditamos que esse espaço também pertence às famílias. Aproveitamos para apresentar as necessidades da escola e os planos que temos para alcançar nossas metas”, explica a diretora. “Tivemos uma resposta muito positiva das famílias. Os familiares saíram da reunião muito motivados e querendo ajudar. Alguns já trouxeram ideias e encaminharam doações para a escola”, celebra.

E os alunos não ficaram de fora. Afinal, as crianças são a razão de ser da escola. “Também realizamos uma reunião com os alunos, pois uma gestão democrática tem que ter a participação de todos. Apresentamos aos alunos nossos planos de trabalho e pedimos que eles compartilhassem os seus sonhos para a escola”, ressalta Valmiria.

A unidade escolar já conseguiu parceiros em diversas áreas, que auxiliam na manutenção do prédio e no desenvolvimento de projetos. São serviços nas áreas de eletricidade, informática, pedagogia, além de ajuda financeira.

Na área pedagógica, todas as turmas estão engajadas no projeto "Eu e minha bagagem", que traz à tona a história, a vivência, os sonhos e o dia a dia de cada um. A iniciativa envolve todas as disciplinas, oferecendo aos alunos e professores a oportunidade de se conhecerem melhor e construírem confiança e autonomia sobre sua história.

Eventos
Neste ano, o Carnaval na E.M. João Pinheiro foi especial, com a presença das famílias, desfile de fantasias e muita animação ao som das tradicionais marchinhas.

E no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, as mulheres foram presenteadas. “Todas receberam limpeza de pele, maquiagem e brindes. Um profissional motivado e valorizado enfrenta melhor o dia a dia de trabalho e sente vontade de trabalhar, pois tem alegria e paz no ambiente, o que se reflete diretamente no processo de aprendizagem da criança”, defende a diretora.


ASCOM