Com maior ocupação em leitos de UTI do Sul de MG, Alfenas bate recorde de casos de Covid-19

Publicado em 20/10/2020 - regiao - Da Redação

Com maior ocupação em leitos de UTI do Sul de MG, Alfenas bate recorde de casos de Covid-19

Cidade registrou 355 novos casos nos últimos sete dias conforme dados da SES-MG, o maior número para um município do Sul de MG desde início da pandemia.

Apesar dos números da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) analisados pelo G1 apontarem que o Sul de Minas registrou queda de casos e mortes por Covid-19 nesta semana, Alfenas, na contramão dessa realidade, bateu recorde no número de casos da doença registrados desde o início da pandemia. A cidade também tem a maior taxa de ocupação de leitos de UTI da região: 82%, sendo 40% por pacientes do novo coronavírus.

Segundo os dados do Estado, Alfenas registrou 355 novos casos da Covid-19 nesta semana. Até então, Pouso Alegre havia registrado o maior número de casos para uma só semana na região: 253, na última semana de agosto. 

Extrema, que é a segunda cidade com mais casos desde o início da pandemia, registrou 208 na 3ª semana de agosto. 

Das 30 cidades com mais casos de Covid-19 registrados no Sul de Minas desde o início da pandemia, oito tiveram aumento de novos casos, uma manteve o mesmo número e 21 apresentaram queda nesta semana. 

Onde mais aumentou:

+355 Alfenas

+184 Pouso Alegre (1 morte)

+82 São Sebastião do Paraíso (3 mortes)

+81 Varginha (2 mortes)

+79 Extrema

+62 Passos (1 morte)

+55 Cachoeira de Minas

+54 Poços de Caldas

+50 Três Pontas (2 mortes)

+48 Campo Belo (6 mortes)

Escalada e maior ocupação em leitos de UTI

Alfenas vem em uma escalada no número de casos de Covid-19 desde a segunda semana de setembro. A cidade dobrou o número de casos em apenas um mês. 

Nas últimas cinco semanas, a cidade havia registrado +109, +102, +153, +192 e +167 novos casos da doença. E agora, pela primeira vez, ultrapassou a casa dos 300, chegando a 355 novos casos. Em relação à semana passada, o aumento foi de 112%.

Os números já refletem na ocupação de leitos de UTI. Hoje a microrregião de Alfenas tem a maior taxa de ocupação de leitos de UTI, do Sul de Minas: 82,50%. Desde a semana passada, a microrregião de Alfenas e Machado aparecem na "Onda Vermelha" do Programa Minas Consciente, do Estado, onde é recomendada a abertura apenas de serviços essenciais. 

No entanto, nesta semana, a Prefeitura de Alfenas informou que a cidade vai continuar na "Onda Amarela" do programa, seguindo a orientação da macrorregião, o que é permitido pelo programa.


Por G1 Sul de Minas