Rodrigo Pacheco defende inclusão de estados e municípios na Previdência

Publicado em 10/07/2019 - politica - Da Redação

Rodrigo Pacheco defende inclusão de estados e municípios na Previdência

BRASÍLIA - O senador Rodrigo Pacheco (Democratas/MG), presidiu, nesta quarta-feira (10), audiência pública para discutir o projeto de reforma da Previdência que, caso aprovado na Câmara dos Deputados, seguirá para o Senado. Ao lado dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do Piauí, Wellington Dias, e do Paraná, Ratinho Júnior, Rodrigo Pacheco destacou a importância de se manter estados e municípios no projeto apresentado pelo governo.

Todos os governadores defenderam a manutenção dos estados e dos municípios no projeto de reforma da Previdência, que está tramitando no Congresso Nacional. “Há a discussão sobre a necessidade de estados e municípios na reforma da Previdência. É muito importante essa reflexão. Esperamos que a Câmara dos Deputados possa fazer essa inclusão. Caso não o faça, o Senado terá que debater e, eventualmente, incluir estados e municípios na reforma da Previdência, o que é fundamental para a higidez do sistema previdenciário nacional”, disse o senador.   

O governador Wellington Dias afirmou que os governadores já se manifestaram favoravelmente à inclusão dos estados e municípios na reforma e que cabe agora aos líderes partidários definirem a questão. “Manifestamos apoio à reforma da Previdência, incluindo estados e municípios. Mas, infelizmente, ainda não temos uma posição definitiva”, afirmou, lembrando que estados e municípios têm um rombo anual de R$ 100 bilhões, que pode chegar a R$ 1,2 trilhão nos próximos dez anos.

A equipe econômica do governo federal deve divulgar a estimativa final de economia com a reforma da Previdência depois que a Câmara dos Deputados concluir a votação, em primeiro turno, da proposta, o que está previsto para esta quinta-feira.