Governo avança na implantação de metodologia de Informação da Construção

Publicado em 01/12/2019 - politica - Da Redação

Governo avança na implantação de metodologia de Informação da Construção

Protocolo de Intenções e Acordo de Cooperação Técnica foram acionados para potencializar adoção do BIM em Minas

Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) assinaram, na quinta-feira (28/11), protocolo de intenções com o Sebrae-MG e acordo de cooperação técnica com a Câmara Brasileira de BIM de Minas Gerais (CBIM-MG). A parceria é parte do processo de implantação da metodologia Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem de Informação da Construção.

A metodologia BIM reúne um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite criar, utilizar e atualizar modelos digitais de um empreendimento, virtualmente colaborativo, durante todo o seu ciclo de vida. Numa comparação simples, os profissionais que adotam essa técnica conseguem acompanhar todo o processo por meio virtual, inclusive com maquetes realistas, permitindo um gerenciamento mais preciso, que contribui para a melhoria técnica da qualidade de projetos e obras.

A implantação da tecnologia também está alinhada com estratégia adotada pelo governo federal este ano. "Entendemos que é fundamental adotar essa inovação para promover obras públicas mais sustentáveis, com menores custos e maior qualidade para a população. Essas cooperações técnicas celebradas não vão ficar no papel. Vamos colocar essas ações para rodar e sedimentar o BIM como uma política pública de obras em Minas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos.

Entre os objetivos dos acordos estão, por exemplo, auxílio na criação de premissas e processos inerentes à adoção do BIM; proposição de critérios; capacitação do corpo técnico da Seinfra e do DEER/MG; organização de eventos e de material de divulgação da metodologia; execução de projetos conjuntos; intercâmbio de informações, entre outros.

BIM em Minas

O termo de abertura do projeto de implantação do Building Information Modeling foi assinado no dia 14 de março pela Seinfra e pelo DEER/MG. Este foi o primeiro passo para sistematizar atividades técnicas, reduzir custos e melhorar a qualidade dos empreendimentos públicos executados pelo Estado.

Durante a 5ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada em Florianópolis em 19/10, governadores dos sete estados das duas regiões assinaram um termo de cooperação técnica na área de Infraestrutura, que também abordou a troca de softwares e tecnologias para a adoção do BIM nos projetos de engenharia das obras públicas.


SEGOV