Deputado Emidinho Madeira relata ações do Mais Genética na região

Publicado em 25/05/2020 - politica - Da Redação

Deputado Emidinho Madeira relata ações do Mais Genética na região

Parlamentar também foi claro ao esclarecer as dificuldades com o asfalto Muzambinho a Caconde, bem como a retomada das obras do tratamento de esgoto

 

O deputado federal Emidinho Madeira trabalhou de forma incansável na implantação do programa Mais Genética nos municípios do Sul e Sudoeste de Minas. A ação é considerada, inclusive por outros parlamentares, a grande “sacada” do mandato estadual de Emidinho Madeira. O deputado lembra que o programa nasceu para a região exatamente no IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, com o apoio do então diretor Prof. Luiz Carlos Machado e Prof. Chico, que possibilitou a capacitação de mais de 70 inseminadores da região.

Emidinho Madeira relatou números do programa em Juruaia (1.400 inseminações, mais de 400 vacas paridas, atendendo 90 produtores rurais) e Bom Jesus da Penha (mais de 100 produtores e 2000 inseminações). No total, o programa já fez a aquisição e doação de 53 mil doses de sêmen. Foram compradas 47 mil doses e recebidas em doação 6 mil doses de algumas empresas. No momento, são mais 9 mil doses a serem distribuídas. A estimativa é que são mais de 40 mil vacas paridas. Brevemente, será apresentado o resultado de todas as cidades atendidas.

Quanto ao programa em Muzambinho, Emidinho Madeira não soube precisar a quantidade de inseminações e produtores atendidos, bem como os resultados obtidos. Porém, a assessoria parlamentar informou que foram 20 produtores atendidos, 100 animais inseminados e nascimento de aproximadamente 20 bezerras.

 

ASFALTO MUZAMBINHO A CACONDE

A execução da obra é um sonho antigo da comunidade e motivo de ações de muitas lideranças políticas através dos últimos anos. Porém, sem nenhuma efetividade que vislumbre a concretização do asfalto. O lado paulista foi executado, mas registros mostram a quase completa destruição.

Emidinho Madeira afirmou que não pode “enganar o povo”. Ou seja, prometer a execução do asfalto sem orçamento e valor a indicar. Mas prometeu que vai lutar pela conquista. Relatou que como deputado estadual no mandato anterior, esteve bastante empenhado e conversou muito a respeito, ouvindo pedidos de diversos trechos na região. A resposta da Secretaria de Estado de Obras Públicas foi no sentido de que o governo precisava concluir 523 obras. Portanto, não estaria aceitando novos projetos. Desta forma, sua atitude foi incluir duas obras para conclusão: Muzambinho a Caconde, Guapé a Pimenta. Mas o governo definiu suas prioridades, decidindo pela conclusão de 70 obras por ano. Porém, em todo o mandato, concluiu apenas em torno de 20 obras. Agora, quanto ao asfalto Muzambinho a Caconde, o deputado entende que é preciso aguardar o momento que tenha recursos para investimentos. Mesmo assim, prometeu continuar empenhado, colocando a obra no plano de prioridades.

 

TRATAMENTO DE ESGOTO

Obras de construção de Usinas de Tratamento de Esgoto estão paradas em diversos municípios, inclusive Muzambinho. Emidinho Madeira relatou empenho da Frente Parlamentar na Defesa da Rede de Esgoto. Porém, tudo parou com a ocorrência da pandemia do COVID-19. Com isso, o governo priorizou o Ministério da Saúde e estagnou os outros ministérios. Hoje, todas as mudanças somente são aceitas se forem direcionadas ao Ministério da Saúde e visando o enfrentamento do coronavírus. Portanto, o processo do tratamento de esgoto deverá ser discutido no futuro, exatamente quando o país superar a pandemia e retomar as ações em todos os setores.