Cemig orienta sobre segurança com a rede elétrica em áreas alagadas

Publicado em 12/02/2020 - geral - Da Redação

Cemig orienta sobre segurança com a rede elétrica em áreas alagadas

População atingida pelas inundações precisa ficar atenta aos riscos da eletricidade 

Devido às fortes chuvas dos últimos dias no Sul de Minas, muitas cidades estão sendo afetadas pelas enchentes. Nessas condições, é necessário que a população redobre os cuidados com a rede elétrica, para evitar choques e acidentes. 

A Cemig alerta que a população tenha cuidado especial em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre a rede elétrica e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos entre as folhas e podem causar acidentes graves.   

Também não é seguro encostar  em postes ou  estruturas elétricas para se proteger das inundações. 

Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas  não podem se aproximar ou tocar nos cabos e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia.

 Somente os profissionais autorizados pela companhia podem fazer intervenções na rede elétrica, por isso, a Cemig alerta para que as pessoas jamais tentem desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria. 

Outro possível cenário de acidente é quando o fio elétrico se rompe e cai sobre um veículo. Nesse tipo de situação, os ocupantes do veículo devem permanecer dentro do carro até a chegada da Cemig para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança. 

É importante ressaltar que o abandono do veículo somente deve ser feito em caso de incêndio nos pneus ou lataria. Caso contrário, é mais seguro permanecer no seu interior até a chegada da Cemig e Corpo de Bombeiros.


ASCOM