COLUNA MG (20 de Setembro de 2019)

Publicado em 20/09/2019 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (20 de Setembro de 2019)

Parque do Pau Furado é fechado

            O Parque Estadual do Pau Furado está fechado para visitações públicas para combate a incêndios florestais e recuperação de áreas atingidas. O incêndio no local começou na noite de terça-feira, 17, e ainda não foi controlado. Na manhã de quinta, o Corpo de Bombeiros enviou 22 militares e seis viaturas ao local. Também auxiliaram no combate às chamas, uma caminhonete do Instituto Estadual de Florestas (IEF), três brigadistas do parque, oito militares do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo (RPAer) e voluntários. O Pégasus - helicóptero da Polícia Militar (PM) -, seis carros e um trator com tanque são alguns dos recursos utilizados. Água, abafadores, bombas costais e o Bambi Bucket - uma espécie de balde carregado por um helicóptero - foram utilizados nos trabalhos. (Diário de Uberlândia)

 

Festival Paralímpico no Sul de Minas

            Quatro cidades do Sul de Minas vão receber a 2ª edição do Festival Paralímpico neste sábado, 21. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e vai ter 70 sedes em todo o Brasil, sendo que Poços de Caldas, Varginha, Lavras e Três Corações reúnem as atividades na região. O objetivo do festival é promover a prática do esporte adaptado para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. Cada sede vai contar com três modalidades diferentes de esportes. Segundo o CPB, "profissionais de educação física e voluntários conduzirão a programação". A expectativa este ano é que cerca de 15 mil pessoas participem das atividades, sendo 11 mil delas crianças. (O Popular Net- São Lourenço)

 

Museu Itinerante da Escravidão nas escolas

            Nos dias 19 e 20 de setembro, o Museu Itinerante da Escravidão visitou as escolas do município de Japaraíba e levou seu acervo para exposição. O acervo é formado por dezenas de peças originais dos séculos XVIII e XIX, período em que o Brasil fazia uso de mão-de-obra escravizada. Foram realizadas palestras sobre a história da escravidão no Brasil. Não sendo o foco nos horrores das torturas, mas sim na resistência e valorização da cultura e conquistas. A palestra tem por características; ser dinâmica, lúdica e interativa para os alunos. Os estudantes poeram tocar nas peças relacionadas à punição, resistência, uso cotidiano e de trabalho escravo. (Jornal da Cidade- Lagoa da Prata)

 

Poços será cenário de Turma da Mônica

            Depois do sucesso de Turma da Mônica - Laços, a equipe de produção do filme Turma da Mônica - Lições, o segundo filme "live action" da turminha mais querida do Brasil, está em Poços de Caldas buscando novas locações para viabilizar a gravação do próximo longa metragem na cidade. Poços foi o principal cenário do primeiro filme, que estreou em 27 de junho nos cinemas de todo o país. A Praça Pedro Sanches e o Parque José Affonso Junqueira se transformaram no famoso Bairro do Limoeiro. Moradores e turistas puderam acompanhar de perto o trabalho da equipe de filmagens. (Folha Regional- Muzambinho)

 

Sala de prova de café está funcionando

            A Secretaria de Agricultura de Santa Bárbara do Leste já está oferecendo mais um importante serviço aos agricultores do município: A prova de café. De acordo com a prefeita Wilma Pereira, uma equipe especializada está trabalhando de forma efetiva, atestando a qualidade do café produzido no município e garantindo aos agricultores mais segurança no momento de beneficiar e comercializar o produto. Segundo o incentivador do Desenvolvimento Agrícola, André Martins, para ter acesso ao serviço, os agricultores de Santa Bárbara do Leste podem deixar as amostras de café na Secretaria de Agricultura de segunda à sexta-feira para que seja realizada a análise. (Diário de Caratinga)

 

Recurso pode transformar praça em centro

            Durante a apresentação de requerimentos na sessão ordinária da última terça-feira, 17, na Câmara Municipal, o vereador Sebastião Joaquim Vieira (PSL) anunciou a obtenção de recurso federal através do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A verba no valor de R$ 500 mil vai ser direcionada para atender a um projeto de reforma na praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. De acordo com o vereador, a ideia inicial era para que o dinheiro fosse utilizado no projeto de revitalização do Bosque John Kennedy, que está em andamento sob responsabilidade de uma equipe da secretaria de Meio Ambiente. (Gazeta do Triângulo- Araguari)

 

OP terá comissão especial  à cinematográficas

            Por meio do decreto N° 5.335, de 27 de março de 2019, assinado pela Prefeitura, ficou registrado que vai ser criada uma comissão especial encarregada de estudar, elaborar e implantar no município a Ouro Preto Film Commission. A comissão vai funcionar junto à Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, e, além desta, vão compor a comissão representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal da Casa Civil, Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto, além de representantes das produtoras de vídeo independentes, das tvs locais e das instituições federais de ensino superior. (Jornal Voz Ativa - Ouro Preto)


ASCOM