COLUNA MG (11 de Julho 2019)

Publicado em 11/07/2019 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (11 de Julho 2019)

Avaliação vai ser realizada na rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nesta quinta-feira, 11, a aplicação da Avaliação Sistêmica, 1ª edição 2019, envolvendo as 24 escolas municipais de Ensino Fundamental de Caratinga, tanto da sede, quanto do campo. Cerca de 2.700 alunos, do 1º ao 5º ano foram esperados para fazer a prova que tem como objetivo estabelecer um diagnóstico da aprendizagem dos alunos, possibilitando o planejamento de ações que contribuam para melhorar a qualidade da educação. As aplicações ocorreram no turno matutino (7h às 10h) e vespertino (13h às 16h). A Avaliação Sistêmica, que foi realizada em duas etapas, diagnóstica, no período de julho e somativa, no período de novembro de 2019, avalia o desempenho dos alunos nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, incidindo na criação do Índice de Desenvolvimento da Educação do Município de Caratinga (IDEMC). (Diário de Caratinga)

 

10º Congresso de Educação da AMOG é iniciado

Com o objetivo de promover o debate e a atualização sobre os problemas e soluções para a Educação Pública, Guaranésia recebe o 10º Congresso de Educação da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), nos dias 11 e 12 de julho. Promovido pela AMOG, com o apoio do Sistema Aprende Brasil e da Prefeitura de Guaranésia, o congresso é gratuito para os professores da rede pública de ensino dos municípios que integram a AMOG e espera reunir 420 profissionais de educação. Na programação estão incluídos debates e palestras sobre literatura, inclusão, segurança digital e o papel da escola na sociedade. (A Folha Regional- Muzambinho)

 

JF registra sete infrações diárias por uso de celular 

Seja para responder uma mensagem, atender a uma ligação ou dar uma espiada no feed de uma rede social, os poucos segundos em que o condutor desvia sua atenção do trânsito para olhar o celular podem ser fatais. De acordo com um estudo em desenvolvimento pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do aparelho móvel no volante é a terceira maior causa de morte no trânsito no Brasil, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e de dirigir alcoolizado. Em Juiz de Fora, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) registra uma média de sete autuações por dia relacionadas ao uso do celular ao dirigir um veículo. Entretanto, poucos minutos observando o trânsito na cidade revelam que a atitude tem virado hábito entre os juiz-foranos. Conforme o estudo da Abramet, ao usar o celular no volante, as reações dos motoristas ficam até 35% mais lentas. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

Projeto de compostagem com podas é realizado 

Com o "Projeto Compostagem", os materiais provenientes de podas de árvores e gramados do município de Uberaba deixam de se avolumar nos aterros sanitários e encontram um destino mais nobre. O projeto é uma iniciativa da Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), em parceria com a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri). O processo de compostagem iniciou em maio de 2019 e a Fazu já recebeu e realizou a compostagem de dois caminhões de restos de podas. O projeto é orientado pelo professor da Fazu Saulo Strazeio Cardoso, com apoio e colaboração do secretário da Sagri, José Geraldo Borges Celani, e dos colaboradores da Sagri, o engenheiro agrônomo Fábio Teixeira Lucas, a zootecnista Renata Serafim, também professora da Fazu. (Jornal da Cidade- Uberaba)