IFSULDEMINAS Campus Muzambinho no enfrentamento ao COVID-19

Publicado em 07/04/2020 - cidade - Da Redação

IFSULDEMINAS Campus Muzambinho no enfrentamento ao COVID-19

O diretor geral Prof. Renato Souza informou à nossa reportagem as ações desenvolvidas no enfrentamento ao novo coronavírus. São duas linhas de ação sempre articuladas com os demais campi do IFSULDEMINAS, sob a liderança do Reitor e também articuladas com as decisões municipais da prefeitura.

A primeira linha de ação tem cunho de “Missão Educacional”.  Com a suspensão das aulas presenciais e adoção das atividades remotas, há 15 dias a direção do Campus escolheu a “porta estreita”, desconhecida e de complexidade imensurável em detrimento da solução simplista. Apostando na capacidade intelectual, de suporte e de infraestrutura, implementou atividades letivas de forma remota, evitando assim a decisão de interromper abruptamente as atividades letivas. 

Num esforço conjunto de dimensões talvez sem precedentes na história da instituição, que congregou todos os servidores desta casa, a direção construiu regulamentações, canais de comunicação, ações de capacitação, mecanismos de organização e gerenciamento de ambiente virtual, reuniões de orientação e planejamento no sentido de direcionar o percurso na perspectiva das atividades remotas.

A direção também elaborou um questionário da avaliação dos resultados desses primeiros 15 dias. Em 48 horas, 1205 respostas foram encaminhadas, sendo que 88.1% dos entrevistados concordaram positivamente com a afirmação: “Estou confiante de que o Campus Muzambinho está administrando bem a crise devida ao Coronavírus (Covid-19). Exatos 77.1% (930 respondentes) consideraram positiva sua experiência com a participação em atividades de ensino remotas até este momento oferecidas pelo Campus Muzambinho.

Com esses números em mãos, a direção entende que tem que celebrar, sim, todos os esforços desprendidos e ressaltar a capacidade docente e técnica-administrativa de viabilizar um curto período de tempo que os estudantes continuassem tendo acesso a sua formação acadêmica. 


NOVAS ESTRATÉGIAS

Contudo, Prof. Renato esclarece que a direção está muito sensível à impossibilidade de alguns estudantes em acessar e acompanhar as atividades remotas no mesmo passo temporal em que ocorrem. Por essa razão, foram criadas estratégias para superar esse prejuízo em potencial. Com este objetivo foram pensadas ações, tais como o diálogo com estudantes pela equipe pedagógica do Campus, aquisição do auxílio digital e a entrega de netbooks. Pendrives também estão disponíveis para a entrega de conteúdos em áreas onde a internet não chega. 


COMPROMISSO SOCIAL

Esta é a temática de outra linha de ação, com destaque para:

- Suspensão das aulas evitando o contato social de milhares de estudantes; 

- Edital para escoamento/doação de parte da produção agrícola (parceria entre as escolas fazenda do IFSULDEMINAS) já que não tem mais os estudantes no refeitório; 

- Doação de Cloro e água para desinfeçção de ruas de Muzambinho, ação em parceria com a Prefeitura Municipal;

- Integração à força tarefa do IFSULDEMINAS para a confecção dos escudos faciais com as impressoras 3D;

- Doação de 5000 mil máscaras cirúrgicas para a Santa Casa;

- Álcool em gel para as instituições parcerias (por ora Santa Casa e Asilo) por meio da ação integrada do IFSULDEMINAS;

- Estão assegurados os direitos dos trabalhadores terceirizados sem demissões e em estrito acordo com as legislações vigentes.

Por fim, Prof. Renato agradece e reconhece todo o trabalho de todas as lideranças envolvidas no processo. “Existe uma união de forças para superarmos esse desafio em prol do melhor para nossa comunidade”, disse.