A Voz de Todos - Edição 955

Publicado em 29/09/2009 - vonzico - Ivon W. Vieira (Vonzico)

PENSAMENTO DA SEMANA: “Quem perdoa o mau, prejudica o bom”. (Anônimo)
CONVITE DA PREFEITURA DE MUZAMBINHO: COMEMORAÇÃO DO DIA DA ÁRVORE – Recebemos um convite de Antônio Donizetti Durante secretário do Meio Ambiente, para a comemoração do “Dia da Árvore” (21 de setembro), para assistir em plena Avenida Américo Luz, defronte a Casa Mazzilli. Muitas autoridades, convidados, moradores das Adjacências, estiveram presentes. Os alunos do Grupo Escolar Frei Florentino, capitaneados por Acácio ao teclado, cantaram o Hino Nacional, e muitas outras cantigas de roda, animando o ambiente. Foi uma pena que a chuva insistente tenha prejudicado o comparecimento de mais gente, mas mesmo assim foi linda a apresentação. Usaram da palavra, sempre animada pelo radialista Helinho Dipe, D. Maria Antonieta Coimbra Campadelli, alguns alunos, e o Prefeito Sérgio Cerávolo (Esquilo). Nossa Avenida ficará linda com o plantio de novas mudas de árvore, que estão como patronos, moradores da Avenida Américo Luz. Alás, nossa Avenida, sem dúvidas uma das mais belas da região de há muito precisava de uma reciclagem e agora com tal evento, esperamos uma real revitalizão de nosso principal logradouro. Então querendo fazer uma consulta popular para a erradicação ou permanência dos quatros quiosques que cortam nossa avenida e cujos banheiros, agora bem cuidados, estão sempre dando trabalho de conservação. De antemão apresentamos nosso voto, que é a DEMOLIÇÃO de todos os quatros, embora tenhamos de respeitar se formos voto vencido. Foi muito bonita a comemoração do “Dia Árvore”, (21-09-2009). Usou da palavra D. Maria de Lourdes Martins de Oliveira, que com palavras de pura emoção, relembrou do esposo Álvaro Martins de Oliveira, então Prefeito em 1953 foi quem reformou os jardins da Av. Américo Luz, que era larga e de “terra batida”, com plantio de árvores advindas da Cidade de Limeira, no Estado de São Paulo. Atualmente muitas já morreram e foram erradicadas, sendo que certa época as árvores foram ejetadas com líquidos para “matar” os insetos denominados “lacerdinhas” que eram realmente uma “praga”. Mas isso é outra história. As novas mudas plantadas são de árvores frondosas que receberam nomes dos moradores. A chuva foi intermite, mas tudo ocorreu bem, e prova que se toda a população se aglutinar, podemos ter uma Muzambinho que todos queremos, isto é, linda e onde todos podem viver em paz. Quem calcou nossa Avenida com paralelepípedos foi o Prefeito Domingos Mazzilli. Esperamos que as duas primeiras quadras tenham o mesmo tratamento.

ESCADARIAS DA “BARRA FUNDA” EM PERIGO CONSTANTE – Muitos moradores do bairro Barra Funda nos procuraram para que comentássemos sobre o estado calamitoso das ESCADARIAS que dão acesso aquele bairro que estão deterioradas, com buracos, e oferecendo perigo a quem precisa usa-lás. Pedem ao Prefeito ou quem for responsável que faça uma visita ao local e tome uma providência urgente antes que algo ruim possa acontecer. Que tal uma reforma geral e colocação de “Corrimãos”, pois são íngremes e não têm nenhum lugar para se apoiar, principalmente as pessoas mais idosas. Contam com a boa vontade do Prefeito Esquilo e de antemão agradecem a atenção.

EUREKA! EUREKA! ÁRVORES ERRADICADAS NA AVENIDA AMÉRICO LUZ – Até que enfim uma mente lúcida determinou a erradicação das árvores podres de nossa Avenida Américo Luz. Outras estão replantadas, visto ser o logradouro mais bonito da cidade. Estão também retirando os tocos das árvores que foram cortadas. Nossa principal artéria merece um tratamento especial que agora isto está sendo feito. 

QUE TAL APROVEITAREM E ASFALTAR NOSSA AVENIDA? Que tal aproveitar a ocasião e providenciar o afastamento de nossa Avenida Américo Luz? Vamos insistir até que uma mente brilhante determine o afastamento, pois o tempo dos paralelepípedos já foi ultrapassado de há muito. Já imaginaram nossas avenidas totalmente asfaltadas? Será sem dúvida uma referência na região, devida á sua localização, largura e comprimento com mais 700 metros. Vamos transformar Muzambinho numa real “Estância Turística” e retirar do papel tal promessa? Aguardamos Notícias!          

PESQUISA SOBRE O BRASILEIRO –
Um estudo feito por um Órgão Oficial chegou à conclusão que o brasileiro é constituído fisicamente por três raças, ou seja: 67 % (Brancos) de europeus; 31% africano (negros); e 2% de ameríndio. Com a miscigenação de raças, temos mulatos, ruivos, loiros, morenos, e cafuzos (filhos de negros e índios). Portanto, o brasileiro é por excelência um mestiço oriundo de muitas raças. Esqueceram da raça “amarela” que é grande.

O QUE SE BEBE HOJE EM TODO O MUNDO (BEBIDAS TÍPICAS DE CADA PAIS) – Um estudo feito sobre o que se bebe hoje em todo o mundo, chegou à conclusão seguinte: O americano bebe Wisque; Japonês, Saquê; Grego, Uzzo; Inglês, Chá; Mexicano, Tequila; Alemão, Cerveja e Chopp; Italiano, Vinho; Russo, Vodca; Francês, Chapagne; Suíço, Genebra; Cubano, Rum; e Brasileiro, Cachaça. O café é tomado em todos os Países!

E O FUTEBOL DE MUZAMBINHO, ACABOU DE VEZ?
Muzambinho sempre foi destaque, desde priscas eras, no que tange a futebol, com grandes times e clubes, e muitos craques foram destaque em grandes centros, tais como Vicentinho e Gpimy Rondinelli, Adolfo Vieira (Corote), Almírio e Duílio Boreli, Marcio Delega, Eduardo Amaral, Joanico Montanari, Lado, Roberto Machado, Valdelírio Antônio Milhão, Sebastiãozinho Pereira, Arthur Boneli, Broim, Bizinho Zeitune e muitos outros que nos fogem à memória no momento. Onde estão o Comércio, o Atlético, o Vera Cruz, e os esquadrões da zona rural? Que pena! Que saudades das tardes festivas no Estádio da Rua Vieira Homem! Acabou de vez? Com a palavra os esportistas e amantes do futebol!
E o time da Escola Agrotécnica? Lembram de Cuiabano, João da Marta, e outros? Que saudades, não são mesmo? Até um time profissional tivemos! Até nós, na juventude batíamos uma bolinha, incluindo os irmãos Ivan e Nadinho. A saudade mata a gente, dizem os poetas.

E O FUTEBOL DE SALÃO E BASQUETE, FORAM ESQUECIDOS? Temos diversos estabelecimentos de ensino, mas a parte esportiva não é muito usada, o que é lamentável. Temos uma bela quadra no colégio que poderá ser usada, e que fica no centro da cidade. E por falar em quadra, como está “aquela” tão falada, cujo Ginásio foi erguido, parece-nos que até recebeu o nome de “Milton Neves”, esta sendo usada? Aguardamos notícias! O esporte é vida e as escolas de um modo geral devem dar prioridade, pois material humano temos uma boa quantidade, basta querer! Eta Muzambinho que tem tudo para ser o melhor da região, mas...

UM POUCO DA HISTÓRIA DE MUZAMBINHO: VOCÊ SABIA? Que o primeiro cemitério era localizado atrás do Grupo Escolar Cesário Coimbra, pois aquela parte onde está instalado o Fórum ficava quase no centro da cidade? No fim do século, entre 1895 e 1897 o cemitério foi transferido para o local onde está hoje, no bairro Alto do Anjo. A prova disto é que pela Lei nº 87, de 25/09/1897, os restos mortais do Sr. Pedro de Alcântara Magalhães, fundador da cidade, foi exumado e trasladado para o atual cemitério. Depois de ser cemitério por longos anos, o local foi transformado em Bosque de Eucalipto, sendo que no centro instalavam-se circos quando vinham por nossas bandas, isso até mais ou menos 1954, quando foi loteado e hoje ficam na Rua João Pessoa e Rua Aparecida, com bastantes casas. Durante a construção das atuais residências, foram encontradas diversas ossadas, que com a mudança do cemitério, ficavam ali enterrados. A mudança do cemitério aconteceu em razão da cidade estar crescendo para aquela região, com a construção do atual jardim e cuja praça hoje tem o nome de Pedro de Alcântara Magalhães, do prédio da cadeia-fórum, que hoje é o Paço Municipal (Prefeitura), e a construção do Grupo Escolar Cesário Coimbra que foi inaugurado em 1912. A História de Muzambinho é linda e repleta de lances extraordinários, e estamos escrevendo um livro a respeito que será lançado, se possível, no início de 2010.

CURIOSIDADE ESPORTIVA: 1º GOL DE GOLEIRO EM 19/09/1970 – Em 1970, foi marcado o primeiro gol de goleiro do Brasil. O autor foi UBIRAJABA, do Flamengo, em partida contra o Madureira, que venceu a partida por 2x1 no Rio de Janeiro. Hoje o especialista é o goleiro Rogério, do São Paulo F. C.

VISITA DE JOVENS DA UNIFAU (ENTREVISTA) – Recebemos em nossa casa jovens Silas Guida Vilhena e Geovanni Chiveli Guida, alunos da UNIFAU (De Letras), para que comentássemos sobre os anos da década a partir de 1930. Foram momentos agradáveis que passamos e pudemos voltar aos áureos tempos de nossa infância e juventude. Estamos sempre ás ordens para tal finalidade, pois como dizem os poetas: “Recordar é viver”!. O endereço deles na internet: www.sulminas.web.com.

EXPOSIÇÃO DE PÁSSAROS CANTORES – É uma pena não tenha sido feito uma propaganda sobre tal evento, pois a quadra do colégio salatiel, na manhã de domingo, do dia 20, foi festiva, com a exposição de centenas de pássaros de todas espécies, oriundos de Guaxupé, Guaranésia, e de outras cidades visinhas, incluindo Muzambinho. Muitas pessoas compareceram, e muitos criadores, todos orgulhosos, apresentaram canários, trinca-ferro, e muitas outras espécies. Foi uma manhã cujo alarido muito bonito. Precisam atualizar tais festividades, com uma propaganda forte para que muita gente possa apreciar os belos cantos de muitos pássaros de nossa fauna. Passamos por acaso, pois não tínhamos conhecimento de tal evento. Esperamos que as próximas sejam feitas com o conhecimento da população. Não dizem que a “propaganda é alma do negócio”?
O Prefeito Esquilo estava presente, prestigiando a exposição e muitos criadores e admiradores do bel canto. Mais de cem expositores se fizeram presentes, mas a visitação pública foi diminuta, o que foi uma pena, e nós mesmos passamos por lá em razão do pequeno movimento na porta na porta do Ginásio Esportivo e por mera curiosidade vimos a exposição.

MUZAMBINHO EM OBRAS, BOA NOTÍCIA – A Rua Tiradentes está sendo “esburacada” para que se coloquem novos encanamentos para água, numa demonstração que a COPASA está atento ás nossas necessidades. Na Avenida Dr. Américo Luz os mini-canteiros que estão de longa data em terra-batida estão sendo reformados com colocação de terras e naturalmente serão recuperados de vez, pois estavam em péssimas condições, horríveis. Enfim, algo de bom está sendo feito o que é muito bom.

ENTREVISTA DE ALEXANDRE NERO VIEIRA NA TV O POPULAR –
O nosso sobrinho Alexandre Nero Vieira, filho de nos saudoso irmão Ibrahim, já falecido, concedeu ampla entrevista no Tablóide “TV Magazine O POPULAR” (Goiânia/GO), de 06 do corrente, e num trecho comenta o seguinte: “Uma composição que, assume, foi inspirada em várias experiências do passado, mas principalmente no convívio com o tio Ivon Wieira, o Vonzico, jornalista de Muzambinho, interior de Minas Gerais. Minha família é toda do interior e o Terêncio me lembra muito meu tio”. Ele estudou e se formou em nossa Escola Agrotécnica, nasceu em Curitiba-PR e viveu grande parte de sua vida em São Paulo e Muzambinho. Ele é Técnico em Pecuária. É mais um descendente de Muzambinho que brilha por estes brasis afora. Ele prometeu que logo após o término da novela, virá passar uns dias em Muzambinho para matar a saudade. Ele é casado com a atriz Fabíola Nascimento que atua também na TV Globo, na minissérie “Força Tarefa”.

PIADA DA SEMANA: RECEBER É BOM, PAGAR É RUIM! - “Um homem chega até a porta da casa de SALIM e grita: Salim está?”.
Uma voz lá de dentro responde: Salim foi pro Pará! O homem diz: Que pena, justo hoje que vim pagá-lo e quitar minha dívida com ele. E a voz de dentro da casa responde: espere, você não entendeu: o Salim foi “pro Pará” o recibo.(??)