A Voz de Todos - Edição 950

Publicado em 28/08/2009 - vonzico - Ivon W. Vieira (Vonzico)

PENSAMENTO DA SEMANA: “É preciso coragem para fazer o que deseja”.  (Joseph Campbell)
VISITA Á ESCOLA MUNICIPAL “FRANCISCA ALEGRETI BIANCHI” - A convite da Diretora e Professora Iraci Teixeira Bianchi, na manha do dia 20 corrente, fomos até a escola D. Chiquinha Bianchi, no bairro Brejo Alegre, e num ambiente alegre com professores e alunos, passamos momentos agradabilíssimos, contando “causos” e também respondendo algumas perguntas dos alunos sobre a fundação e assuntos da cidade. Por coincidência, no mesmo dia 20 de agosto de 2001, estivemos naquela escola para o mesmo fim. É uma alegria para nós vermos crianças bonitas, bem nutridas, alegres e sadias, ávidas em conhecer a História de Muzambinho e também curiosas em ouvir nossos “causos” que fazem parte do folclore da cidade e da região. Foi realmente uma manhã feliz que pudemos aquilatar o grau do entusiasmo dos alunos e das professoras em receber e transmitir conhecimentos sobre Muzambinho, não só parte histórica propriamente dita, mas também em conhecer a parte de suas tradições, bem como saber o que se passava nos primórdios de sua existência e ouvir as “estórias” que nossos antepassados deixaram registradas para a posteridade. Estaremos sempre ás ordens e teremos prazer em comparecer a qualquer estabelecimento de ensino ou mesmas reuniões para relembrar a linda História de Muzambinho, bem como a parte futurista, das “assombrações” e “feitos milagrosos” de nossos ancestrais. Eta Muzambinho danada! A Coordenadora Soninha Casagrande foi a nossa anfitriã, nos levando e retornando com seu carro, numa manhã chuvosa, mas bastante alegre e proveitosa. Recebemos dos alunos, um exemplar do jornalzinho por eles editado que tem o nome de “JORNAL OLHO VIVO”, do dia 14 de julho passado, que é elaborado pelos alunos do 4º Ano A, Parabéns! 

NOSSO SOMBRINHO ALEXANDRE NO PROGRAMA DA XUXA -
Na manhã do dia 22 corrente, no Programa da Xuxa, da TV Globo, nosso sobrinho Alexandre Nero Vieira, que é o “Terêncio” da novela das 18 horas, na globo, PARAÍSO.
Ele cantou com sua banda, dançou e cantou um pouco de sua trajetória ate chegar a ser ator. Ele é filho de nosso saudoso irmão Ibrahin, e estudou e formou na Escola Agrotécnica de Muzambinho.

ALUNAS DO LYCEU NOS VISITARAM - As lindas garotas Iara, Isabela, Iana, Letícia e a Sra. Robênia Mara Ribeiro nos visitaram na tarde do dia 22 do corrente, para que contasse mos alguns “causos” e falássemos também sobre a História de Muzambinho. Foram momentos alegres que passamos com jovens tão ávidas em conhecer a história da cidade e também rirem um pouco com as “estórias” de nossos antepassados, tais como “assombrações” e hilariantes momentos. Estaremos sempre ás ordens. Fomos convidados para irmos até o colégio para contarmos alguns “causos” e o faremos com muita satisfação, pois não devemos deixar cair no esquecimento as partes folclóricas da região. Obrigado pelo convite.

CURIOSIDADES: PERSONAGENS QUE AQUI ESTIVERAM NA INAUGURACAO DA ESCOLA AGROTÉCNICA: Inauguração em 22/11/1953: Getúlio Dorneles Vargas, então Presidente da República; Juscelino Kubstichek de Oliveira, Governador de Minas Gerais; Trancredo de Almeida Neves, Ministro de Justiça; João Cleofas, Ministro da Agricultura; Senador Assis Chateubriand, Presidente dos “Diários Associados”, Rádios e TV; Dr. Renato Costa Lima, Deputado representando o Estado de São Paulo e Dr. Lycurgo Leite Filho, Deputado Federal e filho de Muzambinho. São recordações que nunca devemos esquecer, foi uma data marcante, inclusive com reportagem fotográfica da Revista “O Cruzeiro”.

NOSSA AVENIDA AMÉRICO LUZ COM “NOVA CARA” - Esperamos que com a irradiação total dos “tocos” das árvores podres que foram cortadas dos mini-jardins de nossas Avenida Américo Luz, com a limpeza dos escombros do ex-Cine Teatro Bernardo Guimarães, ela seja totalmente restaurada. Que os mini-jardins que estão em terra batida sejam replantados; que novas árvores sejam plantadas, flores, e gramas, cubram os torrões de terra, e aí teremos novamente a mais bela via pública de nossa região. Muzambinho merece todo o nosso amor e carinho!

MUZAMBINHENSES NOS ESTADOS UNIDOS - Benito Tardeli e a esposa Cida de Almeida Tardeli estiveram recentemente nos Estados Unidos, para o casamento de seu neto Alex com á jovem norte americana Lea Danielson, na cidade de Cohasset, no estado de Massachusetts. Alex é filho de Patrícia e Hélio. Foi um casamento realizado no dia 18 de julho na catedral “St. Anthony’s Churc”. Como tios recebemos um belo convite, mas por motivo óbvios não com parecemos, mas enviamos aos noivos nossos votos de felicidades perenes e que Deus sempre os abençoe e guie. E como dizem, em cada canto do mundo tem um representante muzambinhenses ou descendente da “Santa Teresinha”! Eta Muzambinho danada! 

PASSEIO DE CARRO COM O PREFEITO SÉRGIO PAOLIELO - O Prefeito Sérgio (esquilo) nos deu uma carona em sua caminhonete e conversamos sobre algumas atividades que serão colocadas em breve, sempre no intuito de melhoras para a cidade e todos nós que aqui vivemos. Sentimos que o mesmo está entusiasmado e que dentro em breve muitas novidades boas sentiremos, inclusive com a reforma de nossa Avenida, o que será bem recebida, temos certeza, e outras benfeitorias necessárias. Como eleitor que o apoiamos nas eleições, esperamos e contamos com sua força em dirigir bem nossa querida Muzambinho.

VOCÊS SABIAM QUE NASCEM POR DIA 300 MIL PESSOAS POR DIA NO MUNDO? - É realmente um fato o nascimento de 300 mil pessoas, em média, por dia, em todo mundo, conforme estudos realizados. Infelizmente não foi feito nenhum estudo também que se gasta por minuto cerca de um milhão de dólares em armamento bélico. Outro estudo feito é que o mapa da América se encaixa perfeitamente no da África, dando a entender que há milhões de ano tudo era emendado. Publicação no “Jornal Aqui”, 03.06.2009. São curiosidades do cotidiano. É como dizem, “vivendo e aprendendo”. A vida   é um aprendizado diário.

“CASA MAZZILLI”: 65 ANOS EM MUZAMBINHO - Neste ano a tradicional “Casa Mazzilli”, de propriedade do Sr. Domingos Mazzilli, completou 65 anos de atividade em muzambinho, no ramo de Armarinhos, Tecidos e calçados. O Sr. Domingos foi prefeito de Muzambinho no período de 26 de fevereiro de 1955 a 27 de janeiro de 1959, eleito pelo UDN (União Democrática Nacional), antigo partido dos “Tucanos”. Foi um prefeito atuante, deixando sua marca de administrador competente. Sua loja este ano completa 65 anos de profícua atividade. O Sr. Mazzilli é viúvo de D. Lica Modesto Mazzilli, tendo filhos e netos. Parabéns! Lembramos com carinho que nossa esposa Teresinha quando noiva, comprou seu enxoval na “Casa Mazzilli”. O Sr. Domingos começou sua vida comercial em nossa cidade como “caixeiro” da Casa Esmeralda, de propriedade do Sr. Agripino Pereira e Nelson Cardoso, entre outros. A família faz parte da História de Muzambinho, no comércio e na política.

REFORMAS URGENTES: MURETAS DA ESCOLA DE COMÉRCIO - Uma cidade limpa dá impressão de civilidade, e como a Escola de Comércio de muzambinho é da prefeitura, solicitamos uma visita de quem de direito para constatar que as MURETAS que circundam o prédio na Rua Prof. Salatiel de Almeida estão sujas, pretas mesmo, dando uma na impressão e fica no centro da cidade. Outras coisas horríveis na cidade são os prédios semidemolidos na Av. Américo Luz. Muzambinho merece uma maior atenção do poder público. Pedimos ao Prefeito Esquilo que determine uma limpeza geral como foi feita certa vez, há longos anos, pelo seu tio-avô Xico Paolielo, conforme consta nos anais de nossa gloriosa história. Aguardamos notícias e providências. Podem aproveitar e pintar os muros de nosso Grupo Escolar Cesário Coimbra, nas laterais, que estão sujos, feios mesmo. Muzambinho é ou não uma “Cidade Turística”?

“MAIS DE MIL PIADAS DO BRASIL” - Recebemos de presente um exemplar do livro de PIADAS, com o título acima, que nossa filha Iara Lúcia viu numa livraria, e nos enviou para que pudéssemos selecionar algumas e colocasse em nossa coluna na “FR”. São de autoria de Laert Sarrumor, com ilustrações. Tem piadas de português, de papagaio, de travestis, de padres, freiras, loiras, caipiras, e uma gama de novidades. Naturalmente iremos selecionar as melhores para colocarmos na coluna a nós destinada no jornal. Precisamos rir um pouco para desanuviar as tensões da vida cotidiana de lutas e trabalhos. Rir ainda é o melhor remédio dizem os médicos.

ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS - No dia 26 de agosto corrente, o clube com o nome de “Societá Sportiva Palestra”, foi fundada por 46 pessoas presentes no salão Alhambra, na rua Marechal Deodoro, em São Paulo. Eles atendiam a um convite publicado no jornal da época “Fanfula”, da Colônia Italiana, recrutando todos que desejassem participar da fundação do clube de italianos e descendentes para a prática do futebol. Entretanto, em 1942, os Brasil prestes a entrar na Segunda guerra Mundial ao lado dos aliados, e conseqüentemente contra o “Eixo” formado por Itália, Alemanha, Japão, o Palestre Itália foi forçado a trocar de nome. Entre maço e outubro daquele ano, o clube passou a se chamar “Palestra de São Paulo”, mas nem assim a pressão diminuiu. O jeito foi mudar a denominação completamente, para a Sociedade Esportiva Palmeiras, logo após a vitória por 3x1 conta o São Paulo que deu aos palmeirenses o título de campeões paulistas. São dados que temos em nosso arquivo com recorte de jornal da época. Inclusive constava na época que o São Paulo Futebol Clube que não tinha ainda o Estádio do Morumbi, tentou ocupar o campo do Palmeiras e fechar o clube. Foram boatos da época. Por coisas do destino, após toda essa turbulência, o Palmeiras foi o único time que usou a camisa da Seleção Brasileira, representando o Brasil, em 1965 com o seguinte time: Waldir de Moraes; Djalma Santos; Djalma Dias (Dudu); Waldemar Carabina, e Ferrari. Julinho Botelho, Servílio Filho, Tupanzinho, Ademir da Guia, e Rinaldo e o técnico era Filpo Nunes. Temos esta foto e nosso arquivo. Eta Palmeirão danado e desde a juventude sou torcedor e quando morava em São Paulo era sócio e morava perto do “Estádio Palestra Itália”. Na juventude chegamos a jogar no Estádio do Palmeiras, representando a Associação Atlética Matarazzo, lá pelos idos de 1944. A saudades mata a gente! Fomos convidados para treinar no time do Palmeiras, mas por arroubos da juventude não comparecemos e perdemos a oportunidade. São coisas dos jovens! Começamos a torcer pelo Palmeiras, desde quando Arthur Boneli e Pipi, que jogavam no América de Belo Horizonte, vieram visitar Muzambinho e treinamos juntos, e depois Pipi foi jogar no Palmeiras e também fomos morar perto campo da Vila Pompéia, em São Paulo. Nos encontramos com as cores verde e branco, e em nossa casa, inclusive o filho Paulo César passou a freqüentar o clube e toda sua família.

PIADA DA SEMANA: ESPOSA BOA COZINHEIRA E DOCEIRA -
O marido chega em casa e vê a esposa, uma péssima cozinheira chorando. O que foi querida? Sabe, querido, fiz aquela receita de bolo que saiu na revista... E daí? Daí o que cachorro deu um pulo e comeu o bolo...Fica triste não querida amanhã, eu compro outro cachorro para você!!!
FUTEBOL MINEIRO NO BAR: Que coisa! Todo clube mineiro quer construir um estádio! Deixa, quem sabe assim eles montam times.