A Voz de Todos - Edição 944

Publicado em 15/07/2009 - vonzico - Ivon W. Vieira (Vonzico)

PENSAMENTO DA SEMANA: 1) “Seja alegre e otimista. Deus está dentro de você”. (Minutos de Sabedoria) 2) “A única coisa a temer é o próprio medo”. (Flanklin Roosevelt).

TEMOS QUE ACABAR COM O “COMPLEXO DE SER POBRE”! CHEGA! – Lendo  dia destes um livro que fala sobre o procedimento humano perante a sociedade, resolvemos escrever nesta coluna algo que devemos considerar a respeito de “ser pobre”, senão vejamos: “Não diga jamais que é pobre. A pobreza não é falta de dinheiro; a pobreza verdadeira é a falta de compreensão. Todo aquele que compreende a vida, que sabe dizer uma palavra de conforto, que sabe estender a mão compassiva ao que sofre, que sabe distribuir alegria e otimismo, é rico, imensamente rico de bondade, que jamais falta, por mais que você à distribua por milhares de pessoas. Portanto, vamos retirar definitivamente de nosso vocabulário o termo POBRE, pois aí sim, a pobreza tomará conta de nós. Pobre realmente é aquele que é “pobre de espírito” que vive reclamando de tudo e de todos!  Faça tua parte que Deus o ajudará, já diz a nossa Bíblia Sagrada.
MULHER DEU À LUZ DE OITO (8) CRIANÇAS DE UMA SÓ VEZ – Às vezes o absurdo acontece e os jornais publicaram que na Argélia, norte da África, a argelina de 27 anos, que tinha sido submetida a tratamento contra infertilidade, deu à luz a oito (8) bebês em um Hospital do bairro de Kuba, em Argel. Um dos bebês nasceu morto e os outros sete, todos eles meninas, com um peso entre 700 gramas e 1,5 quilo, estão em incubadoras. São os verdadeiros absurdos que a ciência consegue realizar. O jornal não deu outras informações se as crianças continuam bem e a mãe também. Guardamos o recorte do jornal em nosso arquivo, pois é um caso raríssimo de acontecer.

UM SONHO IRREALIZÁVEL? AVENIDA ASFALTADA!!! – Serra que um sonho que temos desde a juventude jamais será realizado? O asfaltamento de nossa Avenida Dr. Américo Luz, sem dúvida a mais bela da região. Entra Prefeito, sai Prefeito, e nada é feito, e lá vem os “entendidos” dizendo que os “famigerados” paralelepípedos “são tradicionais”. Tudo balela, e nossa cidade fica na mesma. Tudo tem seu tempo, e agora é asfalto! Que Deus em sua Santa sabedoria abra a mente de nossos governantes e o passado seja reverenciado, e o presente seja real. É pedir muito? Vamos insistir até à exaustão e quem sabe “alguém” nos ouça!

QUE TAL UMA RESTAURAÇÃO DOS NOSSOS PRÉDIOS TRADICIONAIS? – Em nossa Avenida Dr. Américo Luz temos três monstrengos (prédios) que estão em plena deterioração e parece-nos que “ninguém”atina por isso. Nossos Clubes Recreativos e Automóvel, que outrora eram referências na região, hoje estão abandonados, sujos, e “sem dono” como se costuma dizer, pois não há Diretoria, nem sócios. O ex-Teatro Bernardo Guimarães, de tantas glórias está caindo, e o pior, é propriedade da Prefeitura, está abandonado e caindo aos pedaços. Não poderia ser reformado e usado para ser novamente um Teatro ou mesmo uma repartição da Prefeitura? Íamos esquecendo dos dois famigerados, inúteis, e horríveis Quiosques que cortam nossa principal artéria ao meio e que serve de “latrinas”. Que pena, prédios tão lindos, totalmente ao “Deus dará”. Será que um dia serão reativados? Vamos aguardar!

MUZAMBINHO: “DISTÂNCIA TURÍSTICA”! – Nossa cidade que sempre foi cantada em prosa e verso como a mais bela e culta da região, de uns tempos a esta parte está se deteriorando a olhos vistos, com ruas esburacadas, passeios (calçadas) horríveis, e os mini-jardins de nossa Avenida Dr. Américo Luz (os dois primeiros) estão “desgramados”, em terra batida, em petição de miséria como se diz na gíria. Esperamos e pedimos encarecidamente à Administração que determine uma reforma urgente em todo o leito de tão tradicional Avenida. É pedir muito?

RUA CAPITÃO HELEODORO MARIANO E RUA MERRY, CONSERTADAS – Que bom a gente poder comunicar a todos que a Rua Capitão Heleodoro Mariano que estava cheia de “crateras”, está sendo remendado com asfalto, deixando seu leito transitável. A Rua Merry também está sendo totalmente recapeada com asfalto, e assim a Administração merece nosso agradecimento por tal iniciativa.

GINCANA DO COLÉGIO “DELTA”, DE MUZAMBINHO – A convite de uma facção dos litigantes que eram denominados “Verde Limão e Laranja”, com alunos e alunas entusiasmados, cada qual querendo sair vencedor e cumpridor de suas tarefas. Fomos convidados pelos Verdes para comparecermos e contar em “dois minutos” um “causo” de nossa autoria. Comparecemos e vimos o entusiasmo de todos, inclusive de pais e mães torcendo para a vitória de seus filhos. Passamos momentos felizes e descontraídos e tudo num ambiente sadio, festivo e alegre. De parabéns os professores e organizadores. Tudo foi realizado na noite de 07 do corrente no belo prédio da Escola “Delta”. O Delegado Regional Simões que tem dois de seus filhos estudando naquele estabelecimento, nos conduziu com seu carro até nossa residência após a reunião. Obrigado pelo convite, e estaremos sempre às ordens para cooperarmos com tais comemorações e festividades.

PODA DE ÁRVORES NA AVENIDA DR. AMÉRICO LUZ –
Em boa hora estão podando as árvores que circundam nossos mini-jardins na principal artéria de Muzambinho para que floresçam com mais força. Que tal a Administração aproveitar a oportunidade e fazer uma reciclagem geral, mandando consertar os passeios (calçadas) e ao mesmo tempo intimar os proprietários, cujos prédios estão em estado lastimável, incluindo os Clubes, para o visual de nosso principal logradouro público seja realmente o nosso “cartão de visitas”? Com a palavra quem de direito! Vamos bater nesta tecla até que algum dia “alguém” leia e tome alguma providência. Dá pena a gente ver uma Avenida tão linda em precárias condições, e isso de longa data!

VOLTANDO À NOSSA AVENIDA: E OS CANTEIROS COMO FICAM? – Os dois primeiros canteiros a partir do defronte o Colégio Salatiel estão em “terra batida”, horríveis, feios de dar dó, sem nenhuma conservação, dando a nítida impressão de total abandono. Será possível que a Administração não vê? São coisas tão pequenas que até nos sentimos constrangidos em relatar tais fatos. Nossa Avenida Dr. Américo Luz está relegada a plano inferior, inclusive com prédios tradicionais em plena deterioração. Que tal uma revitalização como foi feita no comando anterior do atual Prefeito Esquilo, cuja placa está incrustada numa pedra comemorando tal fato? Chegamos até a sonhar com nossa Avenida totalmente linda; asfaltada, com seus mini-jardins floridos e gramados, mas ao acordarmos vemos que tudo não passou de uma efêmera passagem. Prefeito Esquilo, contamos com você, que já demonstrou ser um Alcaide progressista e pode realmente revitalizar nossa Avenida novamente. Estamos cansados de repetir tal pedido! Aguardamos noticias!

ANIVERSÁRIO DE TERESINHA DE ALMEIDA VIEIRA – O dia 12 do corrente foi festivo em nossa casa, com a presença de filhos, netos, amigos, e parentes, quando foi comemorado o aniversário de nossa esposa Teresinha. Foram momentos felizes que passamos sempre num ambiente cordial e alegre. Agradecemos a Deus por mais esta oportunidade. Feliz é o homem que tem amigos, e felizmente os temos em quantidade. Obrigado a todos!

O QUE É MAIS IMPORTANTE NA VIDA DE UMA PESSOA? –
Uma enquete foi realizada em São Paulo para verificar o que é mais importante na vida de uma pessoa. E o que ficou em primeiro lugar foi a SAÚDE, pois sem ela de nada vale termos dinheiro e outras riquezas materiais. Em segundo lugar ficou a AMIZADE, pois quem não tem amigos vive só, o que não é bom. E depois seguem outros quesitos de menor importância. Se tivermos uma boa saúde e boas amizades, tudo nos virá automaticamente e seremos felizes, pois teremos disposição para trabalharmos e ganharmos galhardamente tudo para o nosso sustento físico, mental e financeiro. O restante é consequência natural!

TRIBUTO À NOSSA ESPOSA TERESINHA – Recortamos de um jornal o seguinte verso, que transcrevemos: “Enquanto eu tiver; o amor de Teresinha; serei feliz, serei feliz; para sempre ser; O amor de Teresinha; Oração eu fiz, oração eu fiz. A segunda estrofe: Teresinha, ô, ô; bela como a flor; Teresinha é; o meu grande amor”.

PIADA DA SEMANA: CUIDADO COM A COMIDA – Em uma Lanchonete de beira de estrada, um viajante pede um bolinho. O garçom resolve alerta-lo. Ante do senhor reclamar, saiba que estes bolinhos não foram feitos hoje. O homem não se abala e diz: Então eu quero uma cozinha. Meu senhor, a cozinha também é de ontem. Tudo bem. Eu aceito aquele espetinho ali. Infelizmente, o espetinho não está fresquinho. Irritado, o viajante pergunta: Como é que eu faço para comer alguma coisa que tenha sido feita hoje? Educadamente, o garçom responde: Passe aqui amanhã. (???)