A Voz de Todos - Edição 943

Publicado em 08/07/2009 - vonzico - Ivon W. Vieira (Vonzico)

PENSAMENTO DA SEMANA: “A primeira Lei da natureza é a Tolerância, já que todos nós cometemos muitos erros”. (Voltaire)

BATE PAPO COM ALUNOS DO COLÉGIO SALATIEL –
A convite de alunos, comparecemos ao Salão Nobre do Colégio Salatiel de Almeida, na manha do dia 06 do corrente, e na presença de centenas de alunos e professores, passamos momentos descontraídos e alegres, contando alguns fatos acontecidos não só no estabelecimento de ensino, mas também na cidade nas décadas de 30 até a reabertura, pois o Colégio esteve fechado por mais de dez anos por questões de ordem política.
Com uma moçada bonita e inteligente, contamos fatos reais e algumas facetas folclóricas de nossa região. O Colégio Salatiel sempre foi e é uma referência no Estado de Minas Gerais e quiçá do Brasil. É com imensa alegria que retornamos àquele estabelecimento, onde em 1937 fomos alunos. Estaremos sempre às ordens das Escolas ou qualquer repartição para relembramos um pouco da gloriosa História de Muzambinho, que outrora foi cognominada de “Atenas do Sul de Minas”, pelo alto grau de seus professores.
A HISTÓRIA DO CAFÉ E LEITE NO BRASIL – O cafeeiro é tido como originário da Etiópia, na África onde ainda existe em estado nativo. Levado para a Arábia no Século XIII, seu cultivo se estendeu a diversos países. Em 1690, os holandeses o levaram para o Ceilão na Ásia. Em 1706, algumas mudas foram trazidas também pelos holandeses para o Suriname (ex-Guiana Holandesa), e depois para a Guiana Francesa.
No Brasil, o café foi introduzido através da Guiana Francesa no ano de 1727, pelo sargento Francisco de Melo Palheta. Do Pará, a cultura passou para o Maranhão, em 1760 foi trazido para o Rio de Janeiro por João Alberto Castelo Branco, onde se espalhou pela Baixa Fluminense e depois para o Vale do Paraíba.
Hoje, as maiores áreas de cultivo do café, localizam-se nos Estados de Minas Gerais, de São Paulo, Paraná, Espírito Santo, e Bahia.
Em 1840, o Brasil tornou-se o maior produtor e exportador de café para o mundo, seguido da Colômbia. Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, principalmente no sul de Minas, onde a cidade de Três Pontas surge como a maior produtora.
O Leite é composto de glóbulos de gordura, rico em proteínas, açucares, sais minerais, enzimas e vitaminas. O Leite é um dos alimentos mais substanciosos, cujos derivados como queijos, requeijão, iogurtes, e etc. São fabricados em todo o mundo. O Leite de vaca é o mais consumido no mundo e contém cerca de 80 a 90% de água, 2 a 7% de gordura, 2 a 4% de proteína e 3% de açucares.
O Brasil está nos primeiros na área da pecuária no mundo, o gado nacional, cruzado com diversas raças, é o mais produtivo em todo o universo.
Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os maiores produtores de Leite do Brasil.

POLÍTICA CAFÉ COM LEITE – Num passado não mui distante São Paulo era o maior produtor de Café do Brasil e Minas Gerais, o maior produtor de Leite, em razão de sempre haver na política uma coesão entre os dois Estados, foi considerada, na Política, a “União Café com Leite”.

NA ALIMENTAÇÃO DO BRASILEIRO – O café e o leite compõem o desjejum do brasileiro em sua maioria, temos a média e o “pingado” que é uma mistura dos dois, sempre acompanhado de um bolo, ou pão com manteiga ou margarina.
Hoje existem no Brasil e em todo o mundo grandes Fábricas de derivados do café (cafeína) e do leite com mil coisas. Portanto, o café e o leite representam, hoje, para todo o mundo os dois ingredientes para uma boa refeição ou lanche.
O mineiro por excelência, não deixa uma visita sair, antes de tomar um saboroso “cafezinho”. Isto é em resumo o que significa o Leite e o Café com computo geral do Universo, e principalmente no Brasil, onde por mais humilde que seja o lar, não podem faltar.

VANDERLEY LUXEMBURGO, TÉCNICO DO PALMEIRAS “JÁ FOI TARDE!” – Como Palmeirense desde a juventude, ficamos felizes com a demissão do Técnico Vanderley, pois ele se acha “o dono da verdade”, “infalível”, e muito orgulhoso, razão pela qual estava vivendo de “pose” e nada mais que isso, e o time estava horrível, com jogadores fracos, e quem sabe agora com novo treinador, possa tudo ser mudado e volte aos bons tempos. Felizmente a Diretoria acordou e o mandou embora. Vamos aguardar a contratação de um novo. Muricy Ramalho também achamos que não seja o ideal, e Dorival Jr. talvez seja o melhor vamos aguardar.

OS “ÍDOLOS TAMBÉM MORREM” - Todos os ídolos que temos, um dia morrem, e foi o que aconteceu com Elvis Presley, Frank Sinatra, Bing Crosby, Tito Schipa, Francisco Alves, Caruso, Carmem Miranda, Marilyn Monroe, e muitos outros, e agora chegou a hora de Michael Jackson, que era o cantor mais popular do mundo atual. É como dizem: “ninguém fica para sempre” e um dia parte para a eternidade. Devemos estar sempre preparados, embora seja difícil perdermos um ente querido, seja familiar, ou não. Lembram quando morreu o cantor sertanejo Leandro? Todos ficaram tristes com seu sofrimento, mas o tempo ainda é o melhor remédio, e tudo vai caindo no esquecimento e a vida continua. Devemos estar sempre alerta para as circunstancias que se nos apresentam a cada momento, razão pela qual temos o dever de agir corretamente e com dignidade em nosso dia a dia, pois somente Deus sabe a nossa hora.

QUIOSQUES DA AVENIDA (LATRINAS A CÉU ABERTO) – As latrinas que fazem parte dos Quiosques que cortam nossa Avenida Dr. Américo Luz ao meio, estão sendo quebradas, usadas, enferrujadas, e o pior , enfeando nossa principal artéria. Ou se faz uma reforma nas mesmas e coloquem uma pessoa para tomar conta; ou então, que ponha por terra os “famigerados” Quiosques que não servem para nada. Alguma providencia precisa ser tomada, e com urgência. Muitos estão fazendo suas necessidades no próprio piso, as portas de aço estão enferrujadas e sujas, e até preservativos estão sendo encontrados pelo chão. Até quando teremos que conviver com tais aberrações? Com a palavra quem de direito!

CONVITE PARA CONTAR MEUS “CAUSOS” EM ESCOLA DE SÃO PAULO – Nossa neta nos trouxe um Convite de sua Escola para que tão logo terminem as Férias de julho, comparecermos em S. Paulo, numa data a ser marcada, para contar nossos “causos”, como já o fizemos uma vez. Estamos escolhendo uma série nova de “causos” de nosso vasto folclore e que farão parte de nosso novo livro, que esperamos ainda seja editado este ano.

OS CANTEIROS DA AVENIDA AMÉRICO LUZ, ATÉ QUANDO? – Os dois primeiros canteiros a partir do defronte o Colégio Salatiel, estão em terra batida, horríveis, dando a impressão de “terra de ninguém”. Será que os responsáveis não enxergam tal aberração, e é necessário que cometemos até a exaustão tal situação? Precisamos tratar nossa Avenida com carinho, pois é sem dúvida uma das mais belas da região, e do jeito que está não pode continuar. Se for o caso, após o plantio de grama e flores, que se coloque um fiscal para tomar conta, ou estamos querendo muito? Com a palavra o prefeito Esquilo! Em quem confiamos e esperamos uma gestão “pra frente”. Chega de atraso!

ENTREVISTA NO PROGRAMA “REGIS POLICARPO” NA RÁDIO RURAL –
A convite do amigo e conterrâneo Regis Policarpo, na manha do dia 02 do corrente, fomos até os Estúdios da Rádio Rural, onde batemos um papo animado, relembrando os bons tempos de nossa juventude, lá pelos idos da década de 1940/50. O Programa “Regis Policarpo” é sem dúvida um dos mais movimentados e ouvidos não só na cidade, nos bairros, e até nas cidades vizinhas, conforme temos conhecimento. Régis é realmente um “animador de programa” dinâmico e eclético, razão pela qual goza de grande prestigio em todas as camadas sociais. Estaremos sempre às ordens, pois falar de nossas cidades, de sua população, de suas “estórias e causos” é sempre um motivo de alegria, mormente para nós que vivemos intensamente no dia a dia, não só nos momentos alegres, mas também nos mais tristes, e sempre teremos uma história pra contar. A Rádio Rural de Muzambinho, bem como as FM Atividade e Cidade, são dignas de nosso respeito e fazem parte integrante do dia a dia de todos nós, visto que temos pessoas de gabarito não só na administração, como também de repórteres e apresentadores de alto nível. Muzambinho está de parabéns no setor de Comunicação, incluindo a parte escrita onde a “Folha Regional”, semanalmente leva ao conhecimento de todos os principais acontecimentos da região. O velho guerreiro Chacrinha já dizia: “Quem não se comunica se estrumbica”!

INVASÕES DE CÃES SOLTOS EM NOSSA AVENIDA – Por incrível que pareça, na manha do dia 04 (sábado), nossa Avenida Dr. Américo Luz, mais parecia um canil a céu aberto, pois mais de oito, pasmem, oito cachorros, sendo quatro deles eram grandes, avançando sobre ao automóveis em movimento e pondo os pedestres em risco, visto que são bravos e ainda quem chegar perto da cadelinha no cio. Será que ninguém vê tal problema? Estão esperando que algum cão morda ou ataque alguma pessoa para uma providência mais enérgica? Com a palavra quem de direito! E olhem que o mês de agosto, que dizem ser “o mês do cachorro louco” está se aproximando! Muito cuidado.

PIADA DA SEMANA: AS LOIRAS SÃO REALMENTE BURRAS? – Uma loira e uma morena estavam em uma enchente. Na confusão, o carro da loira estava sendo carregado pela água. A morena, então, disse: Seu carro está sendo levado pela enxurrada! Não tem importância. Estou com as chaves – respondeu a loira.