A Voz de Todos - Edição 942

Publicado em 03/07/2009 e atualizado em 03/07/2009 - vonzico - Ivon W. Vieira (Vonzico)

PENSAMENTO DA SEMANA: “Aviso aos orgulhosos: A estrada que sobe e a que desce são a mesma”. Cuidado! (Herádito)

E O NOSSO “CRISTO” DO BAIRRO MORRO PRETO AINDA EXISTE? –
Lembramos com saudade quando todo mundo falava sobre o nosso “Cristo”, cuja imagem foi instalada no bairro Morro Preto e muitas pessoas iam lá pra apreciar, mas de um tempo a esta parte ninguém mais comenta, e parece-nos que está abandonada, ou pelo menos esquecida. Alguém poderá nos informar o que está sucedendo? E por falar em coisas esquecidas, lembram quando se comentava por toda a cidade na instalação de um fábrica de Biodiesel? Até terreno foi procurado para a instalação, mas tudo foi esquecido de uma hora pra outra. Aguardamos notícias!

REPORTAGEM SOBRE O ATOR ALEXANDRE NERO VIEIRA – O jornal AQUI publicou uma reportagem de nosso sobrinho Alexandre Nero (filho de nosso irmão Ibrahim, já falecido), que é o personagem Terêncio, na novela Paraíso, onde ele conta um pouco de sua vida, inclusive lembrando de sua passagem pela Escola Agrotécnica de Muzambinho. No mesmo dia, fizeram uma reportagem de sua esposa Fabíula Nascimento, que trabalha no seriado da Globo, Força Tarefa. Alexandre embora tenha nascido em São Paulo, viveu sua juventude em Curitiba, não esquece da Escola Agrotécnica onde passou parte de sua juventude. Fabíula interpreta a jovem Jaqueline no seriado e faz par com o ator Murilo Benício. Alexandre nos disse que assim que tiver uma oportunidade virá até Muzambinho “matar saudades da Escola Agrotécnica”, onde passou os melhores anos de sua juventude. Alexandre além de ator é também cantor, e em Curitiba fazia parte de uma banda.

FESTAS JUNINAS ACABARAM DE VEZ? – Em tempos imemoriais as cidades do interior e também nas capitais as “Festas Juninas” eram comemoradas dignamente, com fogos, fogueira, rojões, fantasias, bailes, cantorias, broas, pau-a-pique, biscoitos e o famoso quentão, mas de uns tempos a esta parte tudo ficou no passado e somente em alguns lugares, mas timidamente, comemoram tais datas. Em São Paulo tínhamos uma tia que na véspera do dia 24, dia de São João, ela fazia uma festança digna dos bons tempos. É uma pena que tais festividades, principalmente em Muzambinho tinham acabado. Como era bonito as festas de São João e São Pedro, e até barraquinhas eram armadas na Avenida e a parte mais entusiasmada era a dança da quadrilha que por vezes era comandada pelo Sr. Chico Cerávolo. A saudade mata a gente, dizem os poetas. Que era uma beleza, não há a menor dúvida! Quando morávamos em São Paulo, no bairro Pompéia, nosso vizinho fazia uma fogueira na véspera de São João (dia 23) e nós fazíamos outra em plena Rua Barão do Bananal na véspera do dia 29 (São Pedro), com vitrola no corredor do nosso prédio, com batata doce assada na fogueira, quentão, biscoitos e até “bombinhas” e outros fogos. Nossos filhos eram pequenos e aquele trecho da rua era fechada e todos os vizinhos faziam parte. Saudade!

VISITA DE ALUNOS EM NOSSA RESIDÊNCIA – No dia 22 do corrente diversos alunos da Escola Cesário Coimbra e mais tarde do Ginásio Salatiel de Almeida nos visitaram, em horários diferentes, a fim de nos entrevistarem sobre diversos assuntos, sobre “causos” folclóricos e estórias, e também sobre assuntos pertinentes às décadas de 60 e 70 do século passado. Foram momentos alegres que passamos juntos a mais de dez alunos e alunas e dentro do possível e de nossa vivência, contamos a eles sobre tais datas. Queriam saber o que se vestia, os meios de comunicação, as festas, os bailes, e quando se verificou o advento da televisão no Brasil e quais eram as diversões dos jovens daqueles tempos. Foi uma tarde alegre e festiva em nossa residência com a presença de lindas jovens e alguns “marmanjos” e tivemos a oportunidade de voltarmos no tempo de nossa juventude e contar a eles o nosso modo de vida, muito diferente dos dias de hoje. Não tínhamos tantos problemas como agora, pois ninguém nem sabia de drogas e vícios e a vida era mais saudável. Enfim, são os sinais dos tempos e temos que conviver com o momento atual. Estaremos sempre às ordens, pois como dizem os poetas: “Recordar é viver”, mormente os bons momentos. Foi realmente uma tarde festiva com a presença dos jovens.

CURIOSIDADE: SOMENTE A CIÊNCIA PODE EXPLICAR – A Alemanha construiu um Transatlântico “GIGANTE DOS MARES”, este é o título de uma reportagem que saiu nos jornais. Foi inaugurado e será colocado em ação o Transatlântico “Celebrity Equinox”, um dos mais luxuosos do mundo, em Leer, na Alemanha, que fará sua viagem inaugural no dia 31 de julho próximo, de Southampton (Inglaterra). A embarcação de 315 metros de comprimento, 14 andares e capacidade para 2.850 passageiros, tem teatro e dez restaurantes. E agora perguntamos: se jogarmos uma moeda de 10 centavos na água ela afunda, e um navio deste tamanho permanece sobre as águas normalmente. É ou não é um “milagre” da ciência? Já imaginaram o peso desse navio, incluindo também o maquinário e tudo mais?

O SONHO E A REALIDADE – Noites destas sonhamos que estávamos prestes a fazer um concurso para um grande emprego numa firma de publicidade, cuja prova de conhecimentos era a mais difícil possível, pois os empregadores precisavam de pessoas competentes, instruídas, de boa aparência, e que falassem e escrevessem fluentemente a língua portuguesa. A seleção era rigorosa e muitos catedráticos, professores, de todos os quadrantes do Brasil eram candidatos, e muitos foram reprovados. Fomos ficando apavorados e com medo de não passarmos no teste. Quando chegamos à banca examinadora, o chefe nos perguntou de onde víamos, e quando respondemos que era de Muzambinho, ele disse com toda ênfase: “Você está aprovado, pois que vem de Muzambinho, a terra cantada em prosa e verso pela inteligência de seu povo e cultura adquirida em seus estabelecimentos de ensino, já é uma referência”. Por ai se vê que até em sonhos nossa cidade é respeitada pela sua tradição de cultura e inteligência de seus filhos.

NOSSA PRINCIPAL ARTÉRIA (AV. AMÉRICO LUZ) ESTÁ NA U.T.I! – A nossa principal artéria, a Avenida Dr. Américo Luz, com seus mais de setecentos metros de comprimentos e com uma largura especial, que fica no coração da cidade, está doente, ou seja, com seus passeios (calçadas) esburacados e sem manutenção, seu calçamento de paralelepípedos (pedras) já ultrapassado no tempo está desnivelado, dando uma impressão de total abandono, e até alguns prédios famosos, entre eles o Clube Recreativo, o Automóvel Clube e alguns particulares, além de terrenos com prédio semi-demolidos, em estado deplorável. Temos o prédio do ex-Teatro Bernardo Guimarães, que pertence ao município, sem nenhuma utilidade e em plena deterioração. Assim, sendo, em nosso nome próprio e temos certeza de todos os munícipes, pedimos ao Prefeito Sérgio Esquilo, que é dinâmico e progressista, que tome uma providência no sentido de uma plena recuperação de tão famoso logradouro público. Primeiro agindo no que concerne à Prefeitura e exigindo dos proprietários, sob pena de multa cara, a limpeza e reparos que forem necessários, inclusive nas calçadas (passeios). Vamos transformar nossa Avenida no local mais lindo da cidade, onde todos se concentram e é sem dúvida o “cartão de visitas” de nossa cidade? Contamos com a boa vontade de quem de direito, pois Muzambinho merece sempre o melhor! Ou não? E os famigerados “quiosques”, até quando ficarão enfeando o local, sem nenhuma serventia? Temos belas lojas, bares, supermercado, farmácias e ao lado a Câmara de Vereadores e o Banco do Brasil, e o famoso Colégio Salatiel de Almeida, mas a “feiúra” toma conta de nossa principal atração que é a Avenida, a mais bonita, mas também a mais esquecida dos poderes administrativos. Até quando? Já não temos mais argumentos e agora somente nos resta esperar um milagre e que o bom senso prevaleça! A nossa esperança está nas mãos do Prefeito Esquilo, caso contrário, continuaremos a ver a triste deterioração da mais bela Avenida do Sul de Minas Gerais. Lamentável!

SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL “ENGANA TROUXA” – A atual Seleção Brasileira de Futebol é um arremedo que está enganando a todos, pois para vencermos a seleção da África do Sul, que é fraquíssima, tivemos que marcar um gol de falta aos 43 minutos do final, e chegamos a tomar um susto dos africanos, onde o futebol é horrível. Será que esta Seleção, com os fracos jogadores que a compõe, terá sucesso frente às grandes representações da Argentina, Alemanha, França,Inglaterra, Rússia? Que tristeza e sofrimento em ver o medíocre treinador Dunga fazer careta na beirada do campo, o que aliás, é somente o que ele sabe fazer, e bem! Se não for tomada uma posição dos dirigentes em arranjar um novo treinador e reformular nossa Seleção, faremos feio na próxima Copa do Mundo. É esperar pra ver!

VITÓRIA ENGANOSA DE NOSSA SELÇÃO DE FUTEBOL - O futebol medíocre de nossa Seleção de Futebol na África do Sul pode enganar os mais desavisados, pois somente enfrentamos seleções de menor expressão, tais como a própria seleção dos Estados Unidos, que chegou a estar vencendo o Brasil por 2 a 0, ganhamos no sufoco de outras seleções e saímos como campeões. No entanto, devemos considerar que numa Copa do Mundo teremos de jogar com Alemanha, Inglaterra, França, Argentina e outras de maior gabarito, e como os jogadores atuais nada conseguiremos. O técnico Dunga é muito fraco. Enfim, vamos esperar pra ver!

FALECIMENTO DE JÚLIA DE ALMEIDA PEREIRA DA SILVA - Faleceu em Guaxupé, aos 86 anos, onde estava hospitalizada, no dia 30 de junho p. findo, Júlia de Almeida Pereira da Silva, viúva de Júlio Pereira da Silva, ex-funcionário da Escola Agrotécnica. E foi sepultada no mesmo dia no Cemitério de Muzambinho. Júlia era nossa cunhada, irmã de nossa esposa Teresinha, deixando os filhos Luiz Antônio, Maria das Graças e Júlio César Pereira da Silva, todos residentes em São Paulo, bem como noras, genro e netos. Foi uma morte muito sentida, pois foi de repente. Que Deus a tenha recebido em paz é o nosso sincero desejo. Na hora do sepultamento, a filha Maria das Graças, usando da palavra, emocionou a todos agradecendo sua mãe pela dedicação e amor dedicado aos filhos e netos. Foi um adeus que mexeu com todos nós que estávamos presentes.

FESTA NO COLÉGIO SALATIEL DE ALMEIDA – Recebemos um belo convite para os festejos da noite de 27 de junho p. findo, que se realizaram no Salão Nobre do Colégio, mas em razão da torrencial chuva que caiu na mesma noite, nos impossibilitou de comparecer. São contratempos imprevisíveis que acontecem e agradecemos à Diretoria Professora Valquiria Helena M. Machado pelo convite.

CURIOSIDADES DO DIA A DIA: MULHER PASSARÁ UM MÊS VIVENDO COM ESCORPIÕES –
A gente vive com pessoas exóticas e por vezes até “meio malucas”. Eis que os jornais publicaram que a malaia Nur Malena Hassan, de 24 anos, passará um mês rodeada por seis (6) mil escorpiões em um boxe de vidro. Ela quer tentar bater um novo recorde mundial. A melhor marca é de Kanchana Kethkaev, da Tailândia, que foi picada por nove vezes enquanto viveu em uma caixa de vidro, com mais de três mil escorpiões. Malena será monitorada por uma equipe médica. É ou não uma loucura? Enfim...

PIADA DA SEMANA: LUA DE MEL DESASTRADA –
No meio da madrugada, toca a campainha do apartamento do médico. Ele se levanta assustado e vê pelo olho mágico a cara de dor do seu vizinho. Um rapaz que havia acabado de se casar. O doutor se veste rapidamente e pergunta, espantado, ao abrir a porta: Meu Deus, o que foi que aconteceu? Ai, doutor, eu ia como maior cuidado e tentando evitar uma criança, saltei fora de repente... Bum... Acho que quebrei o braço! O médico pergunta: Nossa, contra o que você bateu o carro? E o rapaz: Não, doutor! Eu cai da cama! (???)