Defesa Civil Nacional está no Espírito Santo e em Minas Gerais para apoiar cidades afetadas por chuvas

Publicado em 21/01/2020 - variedades - Da Redação

Defesa Civil Nacional está no Espírito Santo e em Minas Gerais para apoiar cidades afetadas por chuvas

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), está apoiando os trabalhos de resposta às fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na última sexta-feira (17) e a região metropolitana de Belo Horizonte (MG) no domingo (19). Equipes da Defesa Civil Nacional estão em ambas as localidades para auxiliar na mitigação dos danos humanos e materiais causados pelos desastres.

“Diante das chuvas que atingiram o Espírito Santo e a região metropolitana de Belo Horizonte, o ministro Gustavo Canuto recomendou que disponibilizemos todo o apoio necessário. Temos equipes nos dois locais e nosso objetivo é verificar os danos e, a partir da decretação da situação de emergência e do envio do plano de trabalho pelos municípios, repassar recursos para a reconstrução das áreas afetadas”, ressaltou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas.

Desde sábado (18), técnicos da Defesa Civil Nacional estão no Espírito Santo para avaliar o impacto das fortes chuvas que atingiram os municípios de Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Durante o fim de semana, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, acompanhou e auxiliou os trabalhos nas localidades atingidas. Ainda no sábado, ele fez um sobrevoo sobre a área do desastre para avaliação dos danos e dos territórios mais afetados. Braun também participou de reuniões com o governador Renato Casagrande, com os prefeitos e representantes das defesas civis locais.

“O papel do MDR e da Sedec é de coordenação do apoio federal para que atuemos de forma alinhada com o estado e os municípios. A Defesa Civil do Espírito Santo já está agindo para darmos celeridade ao processo de resposta ao desastre e o Governo Federal vai ajudar sempre que for solicitado”, destacou o diretor do Cenad, Armin Braun.

Logo após o registro das primeiras ocorrências, o ministro Gustavo Canuto entrou em contato com o governador Renato Casagrande para disponibilizar todo o apoio necessário do Governo Federal.

Minas Gerais

Também na segunda-feira (20), o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, participou de reuniões em Belo Horizonte e em Contagem (MG) para a definição do planejamento de resposta por conta dos estragos causados pelas chuvas do último domingo. A cidades foram atingidas por enxurradas e alagamentos.

Em apenas 40 minutos, choveu um total de 105 milímetros. Mais de 200 pessoas ficaram desalojadas por conta do desastre.