Quarto mutirão de ultrassom do mês é realizado neste sábado em Poços

Publicado em 22/02/2019 - saude - Da Redação

Quarto mutirão de ultrassom do mês é realizado neste sábado em Poços

Neste sábado, 23, tem mais um mutirão de ultrassom no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste. Para o dia, foram agendadas 30 ultrassonografias obstétricas e 45 ultrassonografias de abdômen. Este é o quarto dia de mutirão de ultrassom neste mês de fevereiro. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é esvaziar a fila de espera pelo procedimento. 

A ultrassonografia obstétrica é um exame constante do acompanhamento pré-natal oferecido pelo SUS. O Guia Municipal de Pré-Natal de Risco Habitual para a Atenção Básica, baseado em literatura do Ministério da Saúde, prevê duas ultrassonografias, uma no primeiro trimestre da gestação ou até a 13ª semana, e outra, entre a 18ª e a 22ª semana de gravidez. Já os demais exames de ultrassom, como o abdominal, por exemplo, são feitos por meio de encaminhamentos de médicos das unidades básicas de saúde e de especialistas do SUS. 

As ações do mês totalizam 214 agendamentos de ultrassonografias obstétricas, 200 ultrassons de vias urinárias e 45 exames de abdômen, além dos atendimentos já prestados na rotina, de segunda a sexta-feira.