FUNED atrasará entrega de resultados do Coronavírus devido a grande demanda

Publicado em 20/03/2020 - saude - Da Redação

FUNED atrasará entrega de resultados do Coronavírus devido a grande demanda

Além disso, estão sendo priorizadas análises de pacientes que se encontram em estado grave 

Após questionamento da Secretaria Municipal de Saúde em relação aos resultados dos primeiros materiais que foram coletados e enviados para análise, a Superintendência Regional de Saúde, localizada em Alfenas/MG, informou no início da tarde desta quinta-feira (19) que os atrasos na entrega ocorrerão devido a grande demanda de amostras encaminhadas por muitas cidades em Minas Gerais. A FUNED (Fundação Ezequiel Dias), até o momento, é a única no Estado autorizada a realizar o procedimento e dar o resultado da análise laboratorial. 

Em Guaxupé, até o momento, foram notificados 12 casos suspeitos. O primeiro caso suspeito notificado no sábado (14) no município ainda não foi disponibilizado o resultado. Em um primeiro momento, a Secretaria de Estado de Saúde falava em 04 dias para a entrega das análises laboratoriais. Agora, com a alta demanda, estão sendo priorizados casos graves em que os pacientes estão internados em UTI/CTI (Unidade de Terapia Intensiva / Centro de Terapia Intensiva). 

Os números e resultados, positivos ou negativos, servem para fins estatísticos. Cabe ao Poder Público e população continuar cumprindo rigorosamente as medidas de prevenção, como, por exemplo, permanecer em casa sem contato físico com outras pessoas. 

Veja a seguir a mensagem enviada pela Coordenadora de Vigilância em Saúde de Alfenas, órgão responsável por receber os materiais enviados por Guaxupé e assim, encaminhar para Belo Horizonte para a análise: 

“Prezada Gestora, boa tarde 

Conforme FUNED-Fundação Ezequiel Dias,  onde estão sendo realizados os exames para detecção do Coronavírus, poderá ocorrer atrasos na entrega dos resultados devido a grande demanda de amostras. 

 Informou também, que são priorizados os casos graves, com internação em UTI/CTI. 

Ressalto, que o resultado do exame é um dado epidemiológico e que deve ser priorizado a assistência ao paciente.

 

À disposição

 Att 

Silnes Helena Diogo Marçal

Coordenadora Vigilância em Saúde de Alfenas

Superintendência Regional de Saúde de Alfenas”

 A Prefeitura manterá em seu portal oficial e redes sociais, além de repassar à imprensa, Boletins Diários com os casos suspeitos, confirmados ou negativos.


ASCOM