Coronavírus: Orientações de prevenção para empresas e famílias

Publicado em 24/03/2020 - saude - Da Redação

Coronavírus: Orientações de prevenção para empresas e famílias

Coronavírus (COVID-19) é uma realidade global. Responsabilidade de todos — cidadãos, instituições públicas e empresas. A mudança de comportamento é vital no combate à pandemia.

Conheça as orientações sobre a prevenção da doença emitidas pelo Ministério da Saúde.

A FIEMG está ativa e operante. Com uma série de adaptações, os atendimentos aos industriais mineiros estão mantidos. Prioritariamente, neste momento de atenção, a instituição se empenha em apoiar e orientar a indústria sobre procedimentos acerca do novo coronavírus. O corpo técnico da entidade está se dividindo em home office, plantão e férias coletivas — divisão que nos permite dar o apoio necessário ao setor industrial neste período de dificuldade pelo qual passa Minas Gerais e o Brasil. Alinhadas às diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde, as medidas visam garantir uma atuação responsável e a preservação da saúde e segurança das pessoas.

PREVENÇÃO

Não deixe de baixar nossos e-books com orientações sobre prevenção contra o coronavírus:

- Para indústrias

- Dicas Rápidas

PLANO EMERGENCIAL

A FIEMG preparou três conjuntos de propostas às autoridades federais, estaduais e municipais a fim de mitigar os efeitos deletérios econômicos e sociais da pandemia. Conheça:

- Federal

- Estadual

- Municipal

CONQUISTAS!
SAIBA QUAIS AS MEDIDAS JÁ FORAM APROVADAS! Clique aqui.

Cards_Corona-virus-Estamos-aqui-1-.png

INDÚSTRIA SOLIDÁRIA
Mais fôlego para a Saúde de Minas.
Indústrias se unem para doar respiradores aos hospitais mineiros para o atendimento às vítimas do novo coronavírus.
Você também pode ajudar.

SA000620AG_RESPIRADORES_CARDREDESSOCIAIS_SAIDA-1-.jpg

RELAÇÕES DE TRABALHO
Quais as implicações jurídicas das medidas de isolamento social? Clique aqui.

Prevenções contra a disseminação do coronavírus: instruções para a indústria. Clique aqui.


INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA





Recapitulando

Mas o que é coronavírus, afinal?

Uma grande família viral, conhecida desde meados dos anos 1960, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças mais propensas à infecção. No entanto, são os idosos que normalmente apresentam quadros mais graves das doenças.

Em 31 de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China, ocorreu um surto de 27 casos de síndrome respiratória aguda, dos quais sete foram relatados como graves. Foi identificado tratar-se de um novo vírus que foi denominado novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Sintomas

O Coronavírus pode ser confundido com uma gripe comum. Os principais sintomas são: febre, tosse e dificuldade de respirar. Eles podem aparecer até 12 dias após o contato com o vírus.

Transmissão

A transmissão ocorre pelo contato com secreções contaminadas como gotículas de saliva, espirros, tosse, catarro, toque ou aperto de mão, além do contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz e olhos.

Prevenção

Até o momento, não há vacinas nem tratamento específico. Porém, existem medidas que podem ser tomadas para evitar a proliferação do vírus.

Fonte: FIEMG