Usuários dos serviços socioassistenciais participam de reunião para eleição do Conselho de Assistência Social em Poços

Publicado em 01/06/2020 - regiao - Da Redação

Usuários dos serviços socioassistenciais participam de reunião para eleição do Conselho de Assistência Social em Poços

Foi realizado, na dia 28/05, o processo de eleição dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que vão integrar a nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para o biênio 2020/2022. A eleição de dois membros titulares e seus suplentes aconteceu durante reunião, no Espaço Cultural da Urca.

Participaram do encontro, convocado pela Comissão de Eleição, usuários dos serviços de assistência social do município, indicados pelas instituições socioassistenciais e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que demonstraram interesse em participar do CMAS.

“A reunião foi dividida em dois momentos. No primeiro, foram abordados aspectos sobre a importância da participação popular, como é o funcionamento do conselho e qual a relevância da participação dos usuários no CMAS. Já no segundo momento, foi realizada a eleição de dois titulares e dois suplentes para comporem o novo mandato”, explica a atual presidente do Conselho, Lívia Rossi Canuto de Menezes Cavalcante.

O Conselho Municipal de Assistência Social é composto por 12 membros e seus suplentes, sendo seis do Poder Público Municipal, representantes de cada uma das seguintes secretarias: Saúde, Educação, Planejamento, Fazenda, Promoção Social e Procuradoria Geral do Município, que são indicados.

Os outros seis membros representam a sociedade civil e deverão ser escolhidos por meio de eleição, sendo dois representantes dos usuários da rede de assistência social; dois representantes de entidades e organizações de assistência social e dois representantes dos trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Compete ao Conselho Municipal de Assistência Social definir as prioridades e estabelecer as diretrizes da Política Municipal de Assistência Social; fiscalizar, acompanhar e avaliar a qualidade dos serviços prestados pela rede socioassistencial e atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da Política de Assistência Social, entre outras atribuições.

ASCOM