Secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Juruaia rebate críticas de vereador da oposição

Publicado em 14/04/2019 - regiao - Da Redação

Secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Juruaia rebate críticas de vereador da oposição

A vereadora licenciada e atual Secretária de Desenvolvimento de Juruaia, Dedél Gonçalves, ficou indignada depois de acompanhar a última reunião da Câmara Municipal. 

O vereador Edinei Madeira, do partido PP, fazendo uso da palavra, começou a criticar a secretária Dedél por transmitir ao vivo a reunião da Câmara através do Facebook para que os moradores da cidade tomassem conhecimento do projeto que estava sendo discutido.

Ao contrário do que o vereador disse, Dedél não ‘abandonou’ o cargo de vereadora, após um ano e um mês de mandato, do qual conquistou várias benefícios para a cidade, através de sua articulação política e rede de contatos com parlamentares. Ela teve alguns de seus pedidos atendidos, e alguns dos mais relevantes foram, a construção de uma escola de mais R$ 3,5 milhões (através do Deputado Federal Aelton Freitas), compra de uma van para a Secretária de Desenvolvimento Social (através da Deputada Federal Damina Pereira), a participação na verba para a Reforma do Galpão de Festas que será o CAT-Centro de Atendimento ao Turista ( através do Deputado Estadual Cristiano Silveira ). Além de ter estreitado relacionamento com vários deputados federais, estaduais, senadores, ministros, que poderão oferecer benefícios para Juruaia. 

Aceitando o convite do prefeito Claudeci e do vice Jaime para ocupar o cargo de Secretária de Desenvolvimento Social, a então vereadora Dedél acredita que por sua vasta experiência empresarial desde 1994, além de ter atuado como como presidente e diretora da Aciju, contribuirá ainda mais para o desenvolvimento da cidade com projetos de incentivo empresarial, educacional, saúde, etc.

Várias ações foram realizadas desde fevereiro de 2018 quando a secretária assumiu a pasta, dentre elas:

-Mais de 20 placas de identificação de Juruaia nas rodovias, pedido atendido pelo DEER E DNIT. 

-Apoio ao Concurso de Qualidade dos Cafés de Juruaia em parceria com Secretaria de Agricultura e Emater. 

-Participação no Projeto de Regulamentação da Panfletagem em parceria com Aciju e Câmara dos Vereadores. 

-Missão Empresarial com grupo de empreendedores de Juruaia para Belo Horizonte no Minas Trend Preview pela FIEMG. 

-Cursos de Confeccionador de Lingerie, profissionalizando 80 pessoas em parceria com Aciju e Senai / FIEMG. 

-Curso em mídias digitais GSuite em parceria com Sec. Educação e Instituto Federal de Muzambinho. 

-Organização e oferecimentos de cafés empresariais em datas comemorativas como mês da Mulher, Outubro Rosa, Felinju. 

-Aumento de repasse pra Felinju (maior evento de lingerie do Estado, realizado pela Aciju) de 40% no ano que assumi. 

-Patrocínio para o Festival Gastronômico de Juruaia em 2018. 

-E agora em 2019, já foram investidos dessa pasta quase R$ 150 mil para infraestrutura do Centro de Eventos pra adequação obedecendo normas do Corpo de bombeiros pra realização da 22ª Felinju. 

-Projeto cadastrado junto com Sec. Obras no Ministério do Turismo de uma praça na avenida de entrada da cidade.

- Inúmeras reuniões em entidades governamentais, Secretarias de Governo como Setur, Seedif, Setop. e muitos parlamentares. 

-Estamos concorrendo ao ICMS Turístico, documentação jamais levantada na gestão anterior e que se aprovada, irá trazer grandes benefícios para nossa cidade.

Finalizando, a secretária Dedél lamenta o episódio e afirma que está batalhando para que Juruaia continue sendo muito progressa e que conquiste ainda mais destaque nacionalmente e contando sempre com o apoio da Prefeitura e da população.

Dedel ainda acrescenta: “Minha licença na Câmara dos Vereadores não me impediu de atuar em outras áreas, muito pelo contrário.  Agora no executivo tenho mais abertura nas outras secretarias para levar demandas da população de Juruaia e sou sempre bem atendida pelos colegas secretários. Digo sempre: não tenho salário do legislativo e nem participo de reuniões da Câmara. E além da secretaria continuo atendendo e atuando como vereadora buscando ajudar a todos que a mim confiam suas demandas. E além do que tenho exercido hoje o papel de relações públicas (voluntariamente) na administração púbica.”

Quanto ao vereador Edinei, seria também interessante que ele divulgasse à população quais suas conquistas para a cidade nesses dois anos e três meses de mandato.