Poços de Caldas sedia o 25º Congresso Internacional de Educação à Distância

Publicado em 20/10/2019 - regiao - Da Redação

Poços de Caldas sedia o 25º Congresso Internacional de Educação à Distância

A ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância, promove entre os dias 20 e 24 de outubro, na cidade de Poços de Caldas, o 25º Congresso Internacional ADED de Educação à Distância. A iniciativa tem grande importância porque geralmente o evento acontece somente em grandes capitais, considerando o expressivo número de participantes, entre 1000 e 1.500 congressistas. Os detalhes foram revelados pela Profa. Helena Lúcia Elias Riboli, muzambinhense que ocupou por três mandatos a Diretoria de Relações Nacionais da ABED, sendo que hoje presta sua contribuição.


ABED

A Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, sociedade científica sem fins lucrativos e sem vínculos ideológicos de qualquer natureza, tem sua Diretoria escolhida em eleições livres e democráticas. Foi criada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância.

A ABED tem por objetivos:

- estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas;

- incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância;

- apoiar a “indústria do conhecimento” do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;

- promover o aproveitamento de “mídias” diferentes na realização de educação a distância;

 - fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.


EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Helena Lúcia destacou o papel da ABED no crescimento da educação à distância no Brasil e em Minas Gerais. “Se a educação presencial não utilizar uma mediação tecnológica hoje com o desenvolvimento, não vai conseguir ter uma educação de qualidade”, disse a profissional.

Quanto à realidade da educação à distância na região, a profissional ressaltou que há muita oferta desta modalidade de ensino, estando à vista de todos. Mas sugere que as Superintendências Regionais possam trabalhar com maiores detalhes e aprofundamento. Também ressaltou que o ensino presencial tem plena continuidade, sendo que o professor tem uma importância fundamental.

Entre 2011 e 2018, triplicou o número de novas matrículas na educação à distância, chegando a 8,4 milhões de alunos matriculados. A profissional justifica ser uma aprendizagem aberta, flexível e à distância. Com isso, o aluno tem a oportunidade de estudar no horário desejado, com redução nos custos do curso, mantendo a qualidade. Hoje, a ABED possui em torno de 15.000 associados, mantendo parcerias com grandes instituições e associações no Brasil e no mundo.

Atual presidente da ABED e Professor Emérito da USP, Fredric Michael Litto é americano e casado com uma mineira de Patos de Minas/MG. Daí confessou a alegria pela realização do Congresso na mineira cidade de Poços de Caldas. Explicou que o Congresso tenta atrair como palestrantes as melhores cabeças de todo o mundo. Isto para mostrar aos brasileiros o que se faz em todo o mundo na educação à distância, do ensino básico ao superior, além da educação continuada em adultos. “Mas também a gente dá para os estrangeiros um banho das coisas boas que estão acontecendo em educação à distância aqui no Brasil”, disse.

Diretor de Relações Nacionais, o Prof. Carlos Roberto Juliano Longo revelou todo otimismo da ABED, acreditando que ocorrerá um debate muito positivo em Poços de Caldas. Até mesmo pelos índices atuais da educação à distância e reconhecimento pela qualidade ofertada. “O mais importante agora é discutir um assunto que é primordial para a educação mundial e fundamental para o crescimento da educação no Brasil”, disse.

A Profa. Beatriz Roma Mattos, Secretaria Executiva da ABED e Coordenadora do 25º Congresso a ser realizado em Poços de Caldas, garantiu que a ABED estará proporcionando um evento muito bem elaborado com soluções e serviços para a educação à distância. “Tecnologia voltada para a educação”, disse.

O Prof. Claudeomir Silva Santos, Coordenador do Ensino à Distância no IFSULDEMINAS, afirmou que o Congresso a ser realizado em Poços de Caldas é um dos maiores do Brasil e talvez do mundo. Uma grande oportunidade, considerando a qualidade do evento e proximidade de Muzambinho. Pessoalmente, manifestou satisfação pela oportunidade de atuar na organização deste importante evento.