Piumhi recebe certificação de guias para o Parque Serra da Canastra

Publicado em 06/09/2019 - regiao - Da Redação

Piumhi recebe certificação de guias para o Parque Serra da Canastra

Moradores de Piumhi poderão ser certificados como guia para atuar no Parque Nacional da Serra da Canastra, através de curso que será ministrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), através do Ministério do Meio Ambiente. O edital foi publicado nesta quinta-feira, 5 de setembro, e oferece 35 vagas para profissionais que atuam com o ecoturismo no município. As inscrições vão de 6 a 26 de setembro e serão feitas no link: http://bit.ly/PiumhiICMbio.

Essa foi uma das solicitações feitas pelo deputado estadual Cássio Sores e vereadores Júnior Camargo, Seabra e Fernando Detetive ao secretário de Turismo e Cultura, Marcelo Landi Matte, em reunião realizada no dia 21 de agosto. Acompanharam a reunião, o presidente da Aptur (Associação Piumhiense de Turismo), Wallace Franklin Júlio Santana; a presidente da Associação dos Artesãos, Maria Aparecida Arantes Faria; e a secretária da Associação, Nadir Goulart Rodrigues.

O curso será ministrado no período de 4 a 8 de novembro, com aulas teóricas em local a ser definido, e práticas na parte baixa da Casca-d'anta e no Chapadão da Canastra, incluindo a realização de 3,7 quilômetros de trilha pela mata. O evento visa habilitar profissionais que realizam a condução de visitantes no Parque Nacional da Serra da Canastra, qualificando-os nos requisitos das normas estabelecidas como alternativa de uso indireto e sustentável dos recursos naturais do Cerrado.

“Piumhi tem enorme potencial turístico a ser explorado, além de se localizar próximo a dois dos destinos turísticos mais procurados de Minas Gerais na atualidade: Serra da Canastra e Capitólio”, afirmou os vereadores, em ofício, justificando a solicitação para o curso.


ASCOM