Juruaia, Correios e a preservação do patrimônio cultural

Publicado em 08/12/2019 - regiao - Da Redação

Juruaia, Correios e a preservação do patrimônio cultural

No dia 29/11/2019, os Correios e a Prefeitura Municipal de Juruaia, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, lançaram três selos personalizados alusivos aos importantes monumentos culturais de Juruaia.

Os selos lançados possuem em suas estampas a imagem no Maior Sutiã do Brasil, do Portal da Cidade de Juruaia e do Castelinho.

Um breve histórico dos monumentos culturais retratados nos selos:

 • Sutiã - Juruaia, a capital mineira da lingerie, pode ser definida como um lugar próspero. O município conta aproximadamente com 10.400 habitantes. De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Juruaia, são mais de 200 confecções instaladas na cidade que geram cerca de 5.000 empregos. Com recorde homologado pela RankBrasil, Juruaia possui o maior sutiã do Brasil. Com 15,76 m de largura, 5,06 m de altura e 3,17 m de comprimento de cada bojo. O sutiã é 300 vezes maior que o de um tamanho normal.  A peça foi lançada oficialmente na Festa da lingerie no ano de 2015.

• O Portal da cidade de Juruaia é uma  importante marca da cidade, por onde passam o povo de Juruaia e os turistas que aqui chegam em busca da arte representada nas belas lingeries. O Portal de entrada da cidade é um Bem que será tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, pois é um Patrimônio que merece ser resguardado pelo poder público.

• Castelinho - Manter viva a história de uma cidade é tão importante quanto conservar  lembranças e conhecimentos adquiridos no decorrer da vida. Preservar a história, é alimentar a memória, é respeitar o patrimônio cultural do povo! O famoso “Castelinho”, instalado na praça Prefeito Benjamin Antônio, faz parte da história de Juruaia. No dia 28 de junho de 1957, o pedido de compra do castelinho foi encaminhado à câmara municipal através do projeto de lei nº 93, constado em ata e aprovado por unanimidade pelos vereadores. Esse será um instrumento para o reconhecimento do valor cultural do Bem. O Castelinho é um Bem tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Juruaia.

O ato de obliteração dos selos foi conduzido pelo representante do Superintendente dos Correios em Minas Gerais, Ademir Baldim - Gerente da Região de Atendimento e Vendas de Varginha. 

Estiveram presentes a comunidade Juruaiense e diversas autoridades locais, dentre elas o Prefeito Municipal Claudeci Divino de Araújo, o qual fez a primeira obliteração dos selos. Além dele também o vice Jaime e Secretária Dedel Gonçalves compuseram a mesa acompanhados por Maria Irene (Diretora de Cultura) e Mário Segretti (diretor da Escola Eduardo Senedese).

O lançamento dos selos ficará eternizado na história, demonstrando o compromisso do Município de Juruaia na preservação do Patrimônio Cultural.

Além da preservação do Patrimônio Cultural, o município por meio do lançamento do selo personalizado participará do ICMS Solidário (Patrimônio Cultural) que é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais, por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio cultura.