Emater-MG inaugura escritório em Ibitiúra de Minas, no Sul mineiro

Publicado em 20/08/2020 - regiao - Da Redação

Emater-MG inaugura escritório em Ibitiúra de Minas, no Sul mineiro

Unidade vai facilitar atendimento a agricultores que tiveram perdas com chuva de granizo 

A cidade de Ibitiúra de Minas, no Sul do estado, tem agora o seu próprio escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A nova unidade da empresa, que é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), foi inaugurada na tarde da última sexta-feira (14/8), na presença de autoridades municipais e técnicos da Emater-MG, atendendo demanda da população local.

A iniciativa acabou coincidindo com uma hora difícil para produtores e agricultores locais, que tiveram prejuízos em variadas lavouras, entre elas, as de café, em decorrência de chuvas de granizo da última terça-feira (18/8). Ibitiúra de Minas está entre os quatro municípios do Sul, atingidos. Cerca de 50% das suas áreas de cafezais foram castigadas.

“Alguns produtores possuem seguro agrícola. Esse produtor deve procurar o banco e comunicar o que ocorreu. E o banco fará o acionamento da empresa, para que possamos fazer os laudos necessários”, avisou o gerente regional da Emater-MG em Guaxupé, Willem de Araújo.

O escritório da Emater-MG de Ibitiúra de Minas está situado na Praca Abílio Pereira Caldas 235. A recente unidade vai funcionar semanalmente nas terças e quintas-feiras. “Inicialmente, até que haja a possibilidade de atendimento integral”, observou o gerente da regional que participou da cerimônia de inauguração.  O novo escritório faz parte da área de abrangência da unidade regional da Emater-MG de Guaxupé.  

Segundo Araújo, a atividade agrícola é de grande importância para o munícipio, onde 95% dos produtores rurais se encaixam no perfil de agricultores familiares e as principais atividades são a cafeicultura, a cultura do milho e a bovinocultura de leite e derivados. De acordo Willem, cerca de 250 agricultores familiares poderão ser atendidos pelo novo escritório local.

“Além de atender às questões de assistência técnica básica nestas culturas (café, leite e milho), a Emater-MG estará pronta para a elaboração de projetos de crédito rural; dar apoio a ações para agregar valor ao café como Certifica Minas Café e concursos de qualidade de café e de incentivar a melhoria genética do rebanho. Também poderá oferecer assistência no plantio de hortaliças, artesanato, meio ambiente e turismo rural”, pontuou o gerente da empresa pública de extensão rural.

Dados de 2019 mostram que ações da Emater-MG beneficiaram diretamente , no estado, mais de 388 mil clientes, entre agricultores familiares, demais produtores rurais e público urbano e periurbano, além de organizações comunitárias. A empresa tem escritórios em 92,9% das cidades mineiras, o que equivale a 793 municípios conveniados. Isso significa dizer que os profissionais da empresa, um contingente de 1.931 colaboradores prestou mais de 1,4 milhões de atendimentos.

A empresa atuou em distintas frentes.  Os trabalhos foram desde a aplicação de melhores técnicas de produção e agregação de valor aos produtos, à profissionalização e qualificação da gestão, além do preparo e incentivo à comercialização, até a implementação de diversas políticas públicas de fomento e assistência técnica aos produtores. Sempre dinamizando a economia dos municípios onde atua.

 ASCOM

Jornalista responsável: Terezinha Leite