Bombeiros de Guaxupé participam do Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio

Publicado em 18/09/2019 - regiao - Da Redação

Bombeiros de Guaxupé participam do Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio

Em uma atividade conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde de Guaxupé, bombeiros do 4º Pelotão iniciaram a semana com palestras preventivas ao suicídio e depressão para alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual Dona Queridinha. 

“Apesar de ser o dia 10 de setembro o dia escolhido para ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, precisamos estar atentos o tempo todo aos sinais de angústia, medo, isolamento, desânimo, tristeza, abatimento, dentre outros, que se manisfestam em nós e nas pessoas que estão à nossa volta”, explicou o Sargento André D’Ávila. 

Ainda segundo os bombeiros uma importante linha de apoio à essa questão é o C.V.V (Centro de Valorização à Vida): “ Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para o telefone 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita e será atendido por um voluntário, com respeito, anonimato e que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito. Os voluntários do C.V.V são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional”, informou o sargento aos alunos. 

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado outras atividades em suas Unidades de Saúde, bem como no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) voltadas ao Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio.

 “Fizemos o convite aos bombeiros para que pudessem realizar esta palestra aos alunos da Escola Dona Queridinha. São ações como essa que estamos estendendo para nossas Unidades de Saúde, escolas e também no CAPS. A depressão é bastante perigosa e quando profunda, pode levar a pessoa a cometer o suicídio. Por isso conversamos, orientamos e damos todo o apoio que ela precisa para, vamos dizer, se reerguer e voltar à rotina de vida”, disse Daniela Bettelli, Secretária Municipal de Saúde.


 ASCOM