Alunos aprendem esporte alternativo em escola de Juruaia

Publicado em 19/05/2019 - regiao - Da Redação

Alunos aprendem esporte alternativo em escola de Juruaia

Os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Professora Nair Gaspar de Rezende em Juruaia conheceram e aprenderam uma nova modalidade com o objetivo de fomentar o esporte na cidade. 

A modalidade vivenciada foi o Flag Football – “Flagbol” no conteúdo Esporte Alternativo da disciplina de Educação Física. A prática foi ensinada pelo professor Fagner José Passos. “Durante os meses de abril e maio, tivemos a oportunidade de colocar em prática um conteúdo bem envolvente, onde os alunos puderam ter o contato com formas diferentes de jogo e com muitas possibilidades de desenvolvimento de habilidades básicas, além de planejar suas ações”, revelou o professor. 

No processo de aprendizagem os alunos aprenderam as regras e as estratégias que deveriam adotar em cada vivência. O Flagbol é uma variação do futebol americano, porém com normas educativas capaz de aprimorar o desenvolvimento do aluno com o foco no esporte.  

No último dia da prática as turmas participaram de um Festival de Flagbol com o objetivo de apresentar e sugerir à modalidade as autoridades municipais como forma de incentivo a popularização de esportes diferentes. 

O evento contou com a presença do Prefeito Claudeci Divino de Araújo, o vice-prefeito Jaime Prado Bardy, a diretora da Escola Joelma Bueno de Rezende Reis, o diretor de Esportes Gilcélio Oliveira, o vereador Toniel Alves da Trindade, o tesoureiro Rodolfo Costa Bardi, a diretora de Cultura Irene Lara, o supervisor do almoxarifado Willians Magalhães, o secretário de administração Sérgio Patheis, o coordenador do departamento de convênios Altino Januário Antunes Júnior, a secretária do desenvolvimento social Vanessa Sousa de Paula e a assistente administrativo Débora Aline da Silva.

Para Gilcélio Oliveira, diretor de esporte, é gratificante ver o interesse das crianças em aprender e praticar novas modalidades esportivas. A forma que o jogo se apresenta e as variações, podendo desenvolver habilidades mútuas que poderão ser usadas em várias atividades, como: handebol, vôlei, entre outras. “Contem sempre com o Departamento de Esportes, pois o esporte é a maior ferramenta de inserção social e capaz de transformar vidas”, finalizou. 

A Diretora Joelma Bueno de Rezende Reis destacou a importância de iniciativas como esta na escola e do interesse dos alunos pela prática esportiva. “O esporte por si só já é capaz de transformar realidades, mas percebi que o projeto do esporte alternativo em nossa escola despertou nas crianças o entusiasmo, uma nova paixão e o prazer em praticar um esporte totalmente desconhecido. De forma prazerosa a criança é levada a conhecer novas regras e desenvolver diferentes habilidades, o que lhe proporciona grandes chances de se manter ativas e engajadas na prática do esporte”, revelou.  

Ao todo, participaram do projeto 242 crianças, divididas em 40 equipes. Ao final, todos os alunos receberam certificado de participação.