ACIG coordenará Guaxupé 2050 em parceria com prefeitura e Agencia de Desenvolvimento Regional Leste Paulista e Sul de Minas

Publicado em 03/07/2020 - regiao - Da Redação

ACIG coordenará Guaxupé 2050 em parceria com prefeitura e Agencia de Desenvolvimento Regional Leste Paulista e Sul de Minas

Objetivo é planejar e estruturar o desenvolvimento socioeconômico de Guaxupé pelos próximos 30 anos

 

A Associação Comercial de Guaxupé (ACIG) assumiu a gestão e operação do Projeto Guaxupé 2050 em parceria com a Prefeitura Municipal e Agencia de Desenvolvimento regional Leste paulista e Sul de Minas. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico pelos próximos 30 anos, através de um planejamento estratégico com visão de curto, médio e longo prazo. O projeto “Guaxupé 2050” é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guaxupé e a Agência de Desenvolvimento Leste Paulista e Sul de Minas, o qual iniciou ao final de 2019.

 

O “Guaxupé 2050” é  suprapartidário, objetiva envolver o maior número possível de cidadãos, busca a participação popular para a produção de um plano de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda com etapas e ações para curto, médio e longo prazos.

 

O Guaxupé 2050 tem quatro importantes etapas, sendo elas:

 1 – Diagnóstico socioeconômico: Organiza e analisa os dados secundários e indicadores relativos ao contexto socioeconômico de Guaxupé em áreas estratégicas para seu desenvolvimento nos próximos anos. Identifica potenciais, riscos e oportunidades, ajudando a tomar decisões assertivas para o processo de formulação estratégica e reflexão sobre a cidade do futuro. Esta etapa está concluída, os dados disponibilizados no site do Guaxupé 2050 para que a população possa conhecer, analisar e fazer suas considerações.

2 - Contrato social/Consulta pública:  Composto de inventários com a população, juventude , Setores econômicos (Agricultura, Comercio( comerciante e consumidor) , Industria, Serviços  e Turismo , de trabalho com professores para replicar com crianças e adolescentes a visão proposta do Guaxupé 2050, lives diversas com temas que são base para o debate da cidade desejada.

3 – Redação Guaxupé 2050: Descrição detalhada dos planos e ações a serem executadas no imediato, mediato e longo prazo. Ações relacionadas a infraestrutura urbana, educação, saúde, polos econômicos, investimentos públicos e privados.

 

4- Implantação do Núcleo de Desenvolvimento Econômico: prepara o município para o desenvolvimento econômico e inicia a ação de geração e captação de novos negócios para o Município.

 

A diretoria da Associação Comércio e Indústria de Guaxupé, através do seu presidente José Gonçalves, enalteceu essa grande parceria e oportunidade de fazer parte do Projeto Guaxupé 2050. Um dos objetivos da ACIG é sem dúvida o fomento da economia local e a geração e manutenção de empregos. Temos que valorizar, estimular, proteger e expandir nossos negócios e envolver todos os segmentos da sociedade na busca do crescente desenvolvimento econômico de Guaxupé. Estaremos juntos com a Agência de Desenvolvimento Leste Paulista e Sul de Minas, e a Prefeitura Municipal de Guaxupé, trabalhando e buscando o melhor para nossa cidade.

 

O escopo do Projeto Guaxupé 2050 traz nas suas diretrizes várias ações que convergem para o foco de atuação e primazia indelével da ACIG que agrega muitas empresas de diversos segmentos, com representatividade respeitada, sólida e  marcante na história de Guaxupé. Acredito que esta parceria virá somar os esforços necessários para alcançarmos o objetivo de implantação plena deste Projeto que é o Guaxupé 2050; projeto este, visionário e de suma importância para o macro desenvolvimento econômico do nosso município e região, abarcando, principalmente, o potencial absoluto de geração de emprego e renda, comentou o Secretário Municipal Renato Gouvea.

 

A Diretora executiva da Agencia de Desenvolvimento Leste Paulista e Sul de Minas Amelia Queiroz, comentou que as Associações Comerciais de alguns municípios de nossa região estão buscando um novo formato de intervenção e fomento ao desenvolvimento econômico. Ações de geração de emprego e renda nos Setores econômicos como Agricultura, Serviços, Industria e Turismo só tem a fortalecer e fazer crescer o comercio de Guaxupé. Com o advento da pandemia estamos desafiados a reverter rapidamente o que vivemos em termos de rentabilidade dos negócios o que torna o Guaxupé 2050 ainda mais necessário. A Agencia de Desenvolvimento Econômico Leste Paulista e Sul de Minas tem um imenso prazer em trabalhar neste projeto com a ACIG uma vez que considera que a instituição tem toda integração e sinergia com a visão e objetivos do Guaxupé 2050.

 

A Associação Comercial implanta desde já um núcleo de Desenvolvimento econômico que passa a ser o Guardião do Guaxupé 2050 e vai trabalhar na captação de novos negócios e fomento ao desenvolvimento e crescimento dos negócios locais.

 

  Para conhecer o projeto acesse o link: www.guaxupe2050.com.br


ASCOM