Receita Federal alerta sobre golpe do Leilão

Publicado em 25/10/2020 - policia - Da Redação

Receita Federal alerta sobre golpe do Leilão

A Receita Federal alerta que estão ocorrendo fraudes envolvendo simulação de acesso ao Sistema de Leilão Eletrônico, utilizando indevidamente a marca e o logotipo da instituição. O acesso ao Sitema de Leilão Eletrônico da Receita Federal é feito exclusivamente pelos endereços:

www.gov.br/receitafederal

www.receita.fazenda.gov.br

www.rfb.gov.br

www.receita.economia.gov.br


A fraude acontece da seguinte forma: ao clicar em anúncios de leilão com a marca da Receita, as vítimas são direcionadas aos sites falsos. Em seguida, pessoas se identificam como atendentes do site e encaminham o termo de arrematação, solicitando o depósito de valores. A Receita Federal reforça que não solicita depósito de valores em contas de pessoas físicas a fim de garantir a arrematação de quaisquer itens que estejam sendo leiloados.

Para participar dos leilões da Receita Federal que são realizados eletronicamente, é necessário acessar o E-CAC com utilização de certificação digital, o que garante maior confiabilidade ao processo. 

Em caso de dúvidas sobre o Edital de Leilão ou sobre o funcionamento do Sistema de Leilão Eletrônico, existe o Manual do Licitante. Além disso, os contatos da Comissão de Leilão estão disponíveis no Edital de cada leilão.