Uma simples receita

Publicado em 10/03/2021 - paulo-botelho - Da Redação

Uma simples receita

É necessário que existam pessoas para contar, de alguma maneira, o que acontece neste país. E acontece porque foi ou tem sido. Domingo último, o corajoso e eficiente repórter Cabrini da TV Record, foi atrás dos "sem máscaras" que insistem em promover reuniões festivas em São Paulo, não obstante toda a desgraça da Covid-19. As respostas dos entrevistados são as mais esdrúxulas, banais. - A banalidade do mal feito vem, a cada dia que passa, convertendo-se no mal da própria banalidade. 

Bolsonaro (ou Bolsonavirus - 22) acaba de enviar, de afogadilho para Israel, o seu obtuso ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo a fim de negociar uma compra de vacinas produzidas por lá. No primeiro contato com a Imprensa de Tel-Aviv, esse ministro foi obrigado a colocar a máscara que trazia dentro do bolso da calça. - Vexame!

O Brasil tem sido observado lá fora. E não é de hoje. Quando o Jânio Quadros renunciou, Ben Gurion, Primeiro Ministro de Israel, observou, em um lamento: Como pode um presidente da República renunciar a um país que tem tanta água!"

Mas, tudo isso ocorre ou tem ocorrido por absoluta carência de planejamento. Planejar é uma forma de se adiantar para poder enfrentar eventos desfavoráveis. - Não há vento favorável para quem não sabe onde quer chegar, disse Sêneca, o filósofo grego.

Planejar é uma estratégia de sobrevivência que tem alguma coisa de mistério; só que um mistério desvendável. Por exemplo: Qual é o planejamento dos bens da natureza? - Sem pensar direitinho, não se consegue obter resposta, mesmo para as coisas mais banais, como uma banana. - A banana é definitiva, completa, contém potássio e é muito nutritiva. - Não há japonês que possa modificá-la para melhor. É abundante. Tem para todos.

Segue, caro leitor, uma simples receita de 6 pontos para um planejamento organizado:

1. Ação (O que?)

2. Justificativa (Por quê?)

3. Detalhamento (Como?)

4. Localização (Onde?)

5. Data (Quando?)

6. Custo ($ Quanto?)

Para poder praticar esta simples receita, caso queira, você precisa responder às perguntas que estão (entre parênteses). Entretanto, é claro, que o seu planejamento não será perfeito e nem definitivo como o de uma banana. - Mas, se você souber onde quer chegar, pode ajudar. - É isso.

 

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.

E-mail: [email protected]        Site: https//paulobotelhoadm.com.br