Tem Concessão se há Vida

Publicado em 27/11/2020 - paulo-botelho - Da Redação

Tem Concessão se há Vida

Fazer concessão é um modo de vida. E onde há vida é preciso que haja concessão. Entretanto, não é nada fácil fazer concessão em determinadas circunstâncias. - Mas,o que vem a ser concessão? - É ceder, consentir, considerar.

Foi Hildebrando Bueno, conhecido personagem de meus leitores, que esteve às voltas com o exercício da concessão. Motivo: Crise de relacionamento com a mulher.

Julio Cortázar, escritor argentino escreveu que o amor nunca morre de causas naturais; morre porque não sabemos abastecer sua fonte.

A crise, segundo Hildebrando, culminou com uma advertência pontual dela: "Ou você procura um psicólogo, ou não vamos mais continuar juntos!"

E lá foi Hildebrando ao consultório do psicólogo para uma primeira sessão. A consulta ocorre em uma sexta-feira de um determinado dia do mês de agosto. Segundo Hildebrando, o mais cruel dos meses do ano.

Instalado em uma espécie de meia-cama, o olhar do consulente fica focado em um relógio-pêndulo em cima de um aparador. - Hildebrando não deixa de observar que o aparador é um móvel de madeira-de-lei; e o psicólogo, por sua vez, se instala em uma cadeira giratória, às costas do consulente.

Ainda, segundo Hildebrando, a introdução da sessão foi aquela de praxe: "Sr. Hildebrando, em que posso ajudar?" - De maneira direta, o consulente passa a relatar as dificuldades que tem tido com  mulher.

Ao finalizar, Hildebrando leva um baita susto: o psicólogo, de um só pulo da cadeira, se põe de pé e com voz alta, estridente, diz: "Hildebrando, você precisa soltar o seu grito primal; essa mulher não te ama!" - Assustado e desnorteado, Hildebrando decide que não haverá uma segunda sessão; e o psicólogo lamenta.

Toda dor de não ter sido amado fica gravada no cérebro, nos músculos e nos ossos das pessoas, diz o psiquiatra americano Arthur Janov, criador da Terapia Primal (The Primal Scream).

Janov teve entre seus pacientes o líder dos Beatles John Lennon. - A respeito de Lennon, Janov escreveu que nunca tinha visto tanta dor em toda a sua vida.

Janov reclama da quantidade de charlatães que se passam por terapeutas primais e atrapalham a vida de muita gente. - Todavia, Hildebrando Bueno minimiza: "Quando não é possível haver concessão é melhor ficar quieto, em silêncio!"

Tem razão o Hildebrando: silêncio é receita e barulho é despesa! - Hildebrando e a mulher continuam juntos há mais de 40 anos. - É isso.


Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor.

E-mail: [email protected]   Website: https//paulobotelhoadm.com.br