Concessão

Publicado em 15/08/2016 - paulo-botelho - Da Redação

Concessão

Concessão = “Ato ou efeito de conceder; permitir; ceder”. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

Acredito em concessão; é um modo de vida. Onde há vida tem concessão. O contrário de concessão não é idealismo, mas fanatismo, morte. Entretanto, não é fácil fazer concessão; sou casado com a mesma mulher por mais de quarenta anos.

Mas, foi Hildebrando Bueno que esteve às voltas com uma crise de relacionamento com a sua mulher. A recomendação fora feita com intensa insistência: “Você deve procurar urgente a ajuda de um terapeuta!” – E lá foi Hildebrando ao consultório do terapeuta, dentro do horário agendado. Poltrona macia, confortável, relógio com pêndulo em funcionamento; terapeuta sentado às costas do paciente. Com paciência didática, Hildebrando passa a relatar os seus problemas com a mulher. Feito isso, o terapeuta se levanta como que em um pulo e diz em alta voz, estridente: “Hildebrando, você tem que soltar o seu grito primal; essa mulher não te ama!” – E ele, assustado, desnorteado, não volta para a próxima sessão de terapia. Hildebrando deu um “break” passando a comprar aquele chocolate crocante da propaganda comercial veiculada “ad nauseam” pelos canais de tv de todo o país!

“Toda a dor de não ter sido amado fica gravada no cérebro, nos músculos, nos ossos das pessoas” diz o psicanalista americano Arthur Janov, criador da terapia primal (The Primal Scream).  Ele teve entre seus pacientes o líder dos Beatles John Lennon. A respeito de Lennon Janov constata: “Nunca vi tanta dor em toda a minha vida!”

Janov reclama da quantidade de “charlatões” que se passam por terapeutas primais  e atrapalham a vida de muita gente. – Mas, Hildebrando minimiza: “Quando não é possível fazer concessão é melhor ficar em silêncio!” – Tem razão o Hildebrando. Silêncio é receita e barulho ou gritaria é despesa. Nem todo dia é possível ter pão quente!

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Consultor de Empresas e Escritor. www.paulobotelho.com.br