A Pedra Angular

Publicado em 02/05/2017 - paulo-botelho - Da Redação

A Pedra Angular

A comunicação é de fundamental importância para o crescimento e a sobrevivência das empresas. Seja qual for o porte delas, a comunicação deve ser sua pedra angular. – E o que vem a ser pedra angular? – Era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções e colocada em ângulo reto entre duas paredes. E é, ainda hoje, o elemento essencial que dá consistência ao que se chama de fundamento da construção. Tem analogia direta com o Cristianismo. A Pedra Angular é representada por Jesus Cristo; portanto, não é necessário me alongar muito, pois a boa comunicação tem tudo a ver com esse conceito.
Não são os memorandos; não são as inúmeras leituras sobre as teorias dos “Gurus da Administração” que fazem a diferença. E sim a conversa com os funcionários, pessoal, cara-a-cara, todos os dias. É escutar e de fato ouvir o que eles têm a dizer. Tite, o técnico da Seleção Brasileira, é um seguidor sistemático dessa prática; daí o seu sucesso com os jogadores.
A comunicação nas empresas deve ser cada vez mais informal e não hierárquica; deve ser objetiva e veloz.
Entretanto, a comunicação formal e burocrática ainda ocorre – e muito – em contratos, acordos de licenciamento e cartas de intimidação endereçadas a fornecedores com problemas de qualidade. Afinal, as centenas de advogados não podem estar errados. – Ou podem?
Paulo Augusto de Podestá Botelho é Consultor de Empresas e Escritor. www.paulobotelho.com.br