A Folha Regional - Artigos - Paulo Botelho

COMPREENDER É PRECISO

Em 06/02/2013 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

Por Paulo Botelho “Eu te direi as grandes palavras, as que se conjugam com as grandes verdades; e saem do sentimento mais fundo, como os animais marinhos das águas lúcidas!” Compreensão, de Augusto Frederico Schmidt, poeta brasileiro.

Veja +

APENAS VINTE POR CENTO

Em 04/02/2013 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

Por Paulo Botelho “20% de nossas ações são responsáveis por 80% dos resultados que produzimos”. Vilfredo Pareto (1848-1923), economista italiano. A “Lei de Pareto”, também conhecida como “Princípio 80-20”, estabelece que, para muitos fenômenos, 80% das conseqüências são provenientes de 20% das causas.

Veja +

EM NOME DO PADRE

Em 04/02/2013 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

  Por Paulo Botelho Atarracado, olhos miúdos por detrás de grossas lentes, o frade franciscano holandês abre a portinhola do confessionário e traça, com a mão direita branca, leitosa, o sinal da cruz, perguntando: “Você fez  porrcarrias (sic) sozinho ou com outro?” – O cheiro nauseabundo de seu hálito me fez responder, irritado: com outra. – “Reze 200 padre-nossos como penitência e não peque mais.”

Veja +

As Pessoas no Trabalho

Em 19/11/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

“ As pessoas são ativos que devem ser valorizados e desenvolvidos e não recursos a serem consumidos”. Celso Furtado, economista brasileiro. É uma pena ter que trabalhar tanto e de forma desorganizada. Uma das coisas mais difíceis que existe é trabalhar duramente, sem motivação, de forma desorganizada e, sobretudo, desconfortável. Entretanto, é preciso compreender o trabalho e suas relações para poder transformá-lo.

Veja +

O VINAGRE E O FEL DE HILDEBRANDO

Em 22/10/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

“Tenho sede! – Havia ali uma jarra cheia de vinagre misturado com fel. Amarraram num ramo de hissopo uma esponja embebida e a levaram à sua boca. – Ele bebeu e disse: Tudo está consumado! – E inclinando a cabeça, entregou o espírito”. Do Evangelho Segundo São João.

Veja +

O Banco de Sangue

Em 15/10/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

“O dinheiro foi inventado para que as pessoas não precisem se olhar nos olhos”. Jean-Luc Godard, cineasta francês. Estou convencido de que o Bradesco é a instituição bancária mais voraz e implacável deste país. Foi fundado por Amador Aguiar, um analfabeto muito esperto. Nascido em Marília – SP – ao tempo do “guaraná-com-rolha” – Amador conseguiu nutrientes de transfusão capazes de fortalecer e alimentar por toda a vida os músculos desse monstrengo. 

Veja +

Essa é a minha Natureza

Em 08/10/2012 - Paulo Botelho - Da Redação

“O que faz uma pessoa devorar a vida dos outros? – É a fome do prazer em humilhar!” Thich Nhat-Hana, monge vietnamita.O dia de José Anacleto Sacanelli seguia, sempre, uma rotina cuidadosamente planejada. Diretor-Executivo de uma sólida empresa sediada na Grande São Paulo, Sacanelli formara-se em Engenharia Química na UMG de Belo Horizonte e fora um aluno medíocre. Posteriormente, desembarca em São Paulo à reboque da ditadura militar então vigente.

Veja +

De um Caderno Antigo

Em 24/09/2012 - Paulo Botelho - Da Redação

“A casa, a montanha, as nuvens do céu, e um sol a sorrir no papel”. O Caderno de Chico Buarque.Quase alfabetizada aos 6 anos, minha neta Rebeca veio me visitar dia desses. Pegou para ler um artigo técnico sobre Gestão da Qualidade que eu acabara de compor. Surpreso com a leitura, falei: É só você que lê, não é mesmo? – “Mas, por quê, vovô, só eu que leio”? 

Veja +

A Sintaxe da Sustentabilidade

Em 03/09/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

“Apenas quando o ser humano matar o último peixe, poluir o último rio e derrubar a última árvore, irá compreender que não poderá comer o dinheiro que ganhou”.  Seatlle, chefe indígena americano.A moda do sustentável acabou banalizando o tema situando-o, apenas, no chamado “Universo Corporativo”. Esse “universo” tem sido explicado por uma constelação de figurinhas carimbadas, “entendidas” e “inseridas no contexto”, como se diz, e que chegam a cobrar a bagatela de R$ 10 mil por uma “palestra elucidativa” de duas horas. – E o “universo” se enche de luz, de interação, de emoção.

Veja +

ISSO NÃO! ISO SIM!

Em 28/08/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

“Qualidade é balé; não futebol.” Philip Crosby, consultor americano, autor de “Quality is Free”. O criativo título deste artigo retirei do Qualiblog.  Qualiblog  é o portal sobre IS0 – 9001 e Gestão da Qualidade mais lido do Brasil. E o Ronaldo Costa, seu diretor e editor, atua em Gestão da Qualidade há cerca de 15 anos; ele é, também, Auditor-Líder IS0-9001 certificado pelo BSI-IRCA.

Veja +