A Folha Regional - Artigos - Paulo Botelho

Por uma Doce Primavera

Em 23/02/2015 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

O francês Gilles Fert, um dos mais renomados apicultores e criadores de abelhas do mundo vem constatando que há cerca de 15 anos era comum perder de 5 a 10% das colméias; e que hoje em dia os apicultores sofrem perdas da ordem de 35 a 50% das colônias. E Gilles faz uma pergunta perturbadora: “E se as abelhas estiverem tentando nos avisar de alguma coisa?” – Não é difícil, portanto, chegarmos à conclusão de que o mundo sem abelhas seria um mundo sem flores, sem frutas, sem hortaliças.

Veja +

Eu pago a minha água

Em 18/02/2015 - Paulo Botelho - Da Redação

Andar de meio-galope, sempre de óculos-escuros, aparenta ter uns quarenta anos. Ele é meu vizinho faz pouco tempo, mas mal me cumprimenta. Foi num domingo à tarde, desses de forte calor; e eis que se inicia a operação lavagem com mangueira dos dois carros da família. Calção, camisa do time do coração, havaianas e os óculos-escuros. Falei-lhe sobre a má utilização de água que afeta a cidade e toda a Região Sudeste.

Veja +

Por nossas Cosettes

Em 10/02/2015 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

Eu já tinha visto aquela menina em vários locais da cidade, mas não tão de perto como a vi dentro da padaria onde vou comprar pão pela manhã. Muito magra, de chinelo-de-dedo, vestido largo e roto; pode ter, no máximo, uns doze anos.

Veja +

Havemos de Amanhecer

Em 02/02/2015 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

“Havemos de amanhecer, o mundo se tinge com as tintas da antemanhã; e o sangue que escorre é doce, de tão necessário para colorir tuas pálidas faces, aurora”.

Veja +

COMPREENDER É PRECISO

Em 21/01/2015 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

Por Paulo Botelho “Eu te direi as grandes palavras, as que se conjugam com as grandes verdades; e saem do sentimento mais fundo, como os animais marinhos das águas lúcidas! Compreensão, de Augusto Frederico Schmidt, poeta brasileiro. Quando o chinês Tsai-Lun inventou o papel em 105 d.C. não imaginou que estaria entrando para a história com uma das descobertas mais importantes da humanidade, pois o papel – seja lá qual for o seu tipo – vai continuar sendo indispensável para a vida pessoal e profissional de qualquer pessoa; importante mesmo para o registro da compreensão em todas as suas circunstâncias.

Veja +

Por quê você dormiu?

Em 13/01/2015 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

Por: Paulo Botelho Quando parei de lecionar, fiquei a um só tempo alegre e com uma sensação de vazio. Eu já sabia, então, que qualquer coisa – boa ou má – quando acaba deixa sempre uma sensação de vazio. Se má, o vazio se enche por si mesmo; se boa, só se pode enchê-lo encontrando alguma coisa melhor. – Encontrei, escrevendo.

Veja +

Mafalda

Em 13/01/2015 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

Por Paulo Botelho “Já que nossos filhos se tornarão – por escolha nossa – outras tantas Mafaldas, será prudente tratarmos Mafalda com o respeito que merece um personagem real”. Umberto Eco, escritor italiano.

Veja +

Mulheres

Em 08/12/2014 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

Por Paulo Botelho “É muito melhor cair das nuvens que de um terceiro andar.” Machado de Assis, escritor. O nosso poeta Vinicius de Moraes sempre ressaltou o amor das mulheres com seus ganhos e perdas. Wystan Auden, poeta inglês, evidenciava o sentido mais prático do amor. – É só pensar um pouco em um de seus versos: “Hundreds have lived without love, but none without water!” (Centenas viveram sem amor, mas ninguém sem água!) – E eu fico pensando, especialmente, nas mulheres de Itu na sua busca diária para obter e preservar o precioso líquido. Aécio Neves, esse alter ego do predador Fernando Collor, perdeu milhares de votos em Minas e no Nordeste ao chamar Dilma de leviana.

Veja +

A Essência das Flores

Em 08/12/2014 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

Por Paulo Botelho “Entre as prendas com que a natureza alegrou este mundo onde há tanta tristeza, a beleza das flores realça em primeiro lugar!” Vinicius de Morais, poeta. Neste fim de primavera tão seco, sem água, as nossas flores como que em agonia não deixam de expressar sua beleza. O que me entristece neste país são as atitudes das pessoas em todos os níveis sociais. Elas têm sido extremamente consumistas, egoístas, despolitizadas e de baixa compreensão ao contrário das flores. Entretanto, é do Uruguai, país em reconstrução, que vem o melhor exemplo de atitude.

Veja +

O Falcão

Em 17/11/2014 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

Por Paulo Botelho “Não há ansiedade maior do que carregar dentro de si uma história não contada”. Maya Angelou, dramaturga americana. Eu vi na tv em um canal desses que quase ninguém vê. Preferiria ter visto ao vivo. E que vivo! Foi bem ao lado de um bueiro quase em frente ao edifício Empire State Building na 5ª Avenida, cidade de Nova York.

Veja +