Juruaia elege uma vereadora depois de quase 30 anos

Publicado em 13/11/2016 - legislativo - Da Redação

Juruaia elege uma vereadora depois de quase 30 anos

A empresária Izabel Cristina Gonçalves foi eleita vereadora para o mandato 2017/2020 em Juruaia, tendo conquistado 285 votos. Eleita pelo PMDB, ela preenche uma lacuna aberta há 28 anos, quando a Profa. Nair Rocha foi a primeira e até então única vereadora do município. “Dedel”, como é mais conhecida na cidade, revelou sua expectativa de trabalho, conclamando para o diálogo e cooperação entre os vereadores.

EMPRESÁRIA DE SUCESSO
Dedel conta que é vendedora de lingerie desde os 14 anos de idade, sendo que há 10 anos estruturou a sua primeira empresa (fábrica de alças de lingerie) e há 5 anos se tornou sócia/proprietária de uma empresa de lingerie. Integra a diretoria da ACIJU (Associação Comercial e Industrial de Juruaia) desde 2009, quando assumiu a presidência da entidade. Hoje, atua na diretoria do grupo de negócios JuruUp e também ocupa a presidência da Câmara da Mulher Empreendedora de Juruaia.
Em 2010, Dedel atuava como presidente da ACIJU, diretora da FEDERAMINAS e diretora da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora. Naquele ano, recepcionou o então governador Antonio Anastasia como Patrono da Felinju. Para ela, foi um momento marcante, culminando na construção do Centro de Eventos.

MULHER NA VIDA POLÍTICA
A vereadora eleita revela que sua entrada na vida política ocorreu muito em função do apoio das empresárias (os), principalmente integrantes da diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora. “Foram as mulheres que fizeram a revolução econômica em Juruaia. Como não tem uma representatividade na política?”, argumentou. Também valorizou o incentivo do amigo e ex-prefeito Dr. Rubens de Almeida Lacerda. Ela observou que o país está conclamando a participação da mulher na política, o que não é diferente em Juruaia. Hoje, as mulheres são 53% dos eleitores de Juruaia e 51,07% dos eleitores do Brasil, mas contam com uma parcela muito pequena de representatividade na política. “Se a gente sabe que as mulheres, principalmente em Juruaia, tiveram a capacidade de mudar a história da cidade, por que não ajudar na política?”, disse. Assim, espera que nos próximos anos outras mulheres possam participar da vida política de Juruaia. O convite para ingresso no PMDB partiu do ex-prefeito Dr. Rubens e atual vereador Toniel.

EXPERIÊNCIA NA CAMPANHA
Dedel declarou que o período de campanha eleitoral foi uma experiência muito agradável. Desenvolveu uma estratégica de visitas, começando pelos familiares, passando pelos amigos e empresários. Juntamente com os candidatos a prefeito (Claudeci) e Jaime (vice) visitou muitas empresas e também a zona rural do município. Foi com grande prazer que conheceu muitas pessoas, bem como realidades que não conhecia. Conferiu que, mesmo com a força da economia e desenvolvimento do município, observou pessoas com necessidades básicas.

JURUAIA É O MAIOR OBJETIVO
Mesmo fazendo parte do grupo da situação em minoria na próxima Câmara de Vereadores, Dedel declarou que espera levar para o Legislativo o espírito associativista e cooperativista. Ou seja, como na vida empresarial, por mais que reconheça as divergências e objetivos diferentes, ressalta que o objetivo maior é o município de Juruaia. Independente da questão partidária ou de coligação, tem por finalidade trabalhar pelo bem comum da comunidade em geral. “Estaremos ali para servir a população”, disse. Assim, espera um ótimo relacionamento com todos os vereadores eleitos. Disse que estará aproveitando a experiência do colega Toniel, que vai para o quinto mandato consecutivo.

LINGERIE E TAMBÉM OUTRAS ÁREAS
Questionada se será uma representante apenas do setor da lingerie, Dedel justificou que pretende trabalhar em todas as áreas. Entre alguns de seus objetivos, destacou a saúde da mulher, atenção às crianças e jovens. Mas reconheceu sua ligação com a lingerie, sendo que já tem uma rede de contatos muito grande neste setor, além de experiência em feiras e projetos. Portanto, vai trabalhar muito neste setor, visto também que os demais vereadores representam outras áreas do município. Seu posicionamento será de entender e apoiar as iniciativas em todas as áreas. “Quero fazer uma carreira política e olhar para todos os setores”, avisou.
A empresária confirmou que prefeitura e ACIJU sempre andaram de mãos dadas desde a primeira feira de lingerie. Como não tem conhecimento da realidade atual da prefeitura e Câmara, não soube responder sobre a necessidade de um maior investimento. Como vereadora, um dos objetivos é conseguir um maior patrocínio para a realização do evento. Até porque das 200 empresas de lingerie do município, em torno de 120 delas são associadas. Na realização de um grande evento na cidade, nem mesmo a metade das empresas pagam, mas todas as 200 são beneficiadas.

CONFIANÇA NO EXECUTIVO
Dedel relatou o bom relacionamento com os “meninos” Claudeci e Jaime. Sobre o prefeito eleito Claudeci, a vereadora eleita disse: “Ele realmente é um espírito evoluído e ser muito iluminado”. Destacou que Claudeci já demonstrou ser um ótimo administrador. Também manifestou confiança no vice Jaime, que fez um ótimo trabalho como vereador nos últimos quatro anos. “O povo quer gestor e não quer político”, analisou.