Debate, ceticismo e argumentação

Publicado em 29/08/2019 - inaian-teixeira - Da Redação

Debate, ceticismo e argumentação

O senso comum diz que os céticos são aqueles que não acreditam em nada, quando na verdade são aqueles que questionam o conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidas. O ato de questionar e debater é fundamental para a construção do saber. Vejamos um diálogo “inocente”:

Filho: -Pai, por que o céu é azul?

Pai: - Porque sim!

Filho: - ok!

O que essa criança aprendeu sobre o céu? Provavelmente, as únicas coisas que ela aprendeu foram que o pai é o detentor do saber e que o céu é azul porque é azul. Parece um exemplo inocente e exagerado, mas nossas vidas estão cercadas de situações como essa - são os paradigmas que não paramos para questioná-los ou debater com outras pessoas sobre eles. Vamos a alguns exemplos mais polêmicos. Por que, mesmo com níveis de escolaridade maiores que dos homens, as mulheres tendem a recebem menores salários? Se a expectativa de vida das mulheres é maior que a dos homens, por que elas aposentam antes? O que você me diz sobre o uso da maconha medicinal? E astrologia? Homeopatia? Monogamia? Religião?

Quando digo debater com outras pessoas, não estou estimulando que vocês o façam com amigos ou familiares que compartilham as mesmas ideias que você. Também é importante debater com pessoas que não compartilham da mesma opinião que a sua, confrontando diferentes pontos de vistas. Um debate proveitoso é aquele realizado de maneira franca e completa, sem ter medo de estar errado e acabar mudando de opinião sobre o assunto. Outro ponto importante é que o debate não necessariamente resultará em uma ideia/lado vencedor. Os dois debatedores podem chegar à um impasse de ideias e acabar por aí mesmo – e tudo bem! Isso não é um problema, assim como chegar à conclusão que o seu ponto de vista estava errado também não é. O problema é levar o debate para o lado pessoal e não para o lado da argumentação. Além de não aproveitar todos os pontos positivos de um debate, você ainda estará correndo risco de perder um amigo(a).

Os princípios do debate podem transformar a maneira como conversamos, nos estimulando a parar de falar e começar a ouvir. Parar de ignorar e começar a persuadir. Parar de fechar e começar a abrir nossas mentes.

Lembre-se: não somos os donos da verdade. Aliás, a verdade existe?

 

Ps: O céu é azul porque quando a luz do Sol chega à Terra, colide com nossa atmosfera que está repleta de moléculas de ar, água e poeira que agem como um prisma, dispersando o comprimento de onda azul da luz.

 

 Inaian é Profissional de Educação Física e Doutor em Atividade Física e Saúde. Foi pesquisador associado da Universidade de Oxford e atualmente é Pós-doutorando na USP. [email protected]