Emater-MG comemora 71 anos apresentando o Programa Emater-MG 4.0, voltado para inovação

Publicado em 06/12/2019 - geral - Da Redação

Emater-MG comemora 71 anos apresentando o Programa Emater-MG 4.0, voltado para inovação

Presente em 92% dos municípios mineiros, empresa se renova para manter qualidade e agilidade no atendimento há cerca de 400 mil produtores ao ano

 

 A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está fazendo aniversário nesta sexta-feira (06/12). A Empresa foi a primeira do setor criada no Brasil e é hoje a maior da América Latina. A data do seu aniversário é também dedicada ao Dia Nacional do Extensionista Rural, profissional que atua na área. São 71 anos de história, que serão celebrados na sede da empresa pública mineira, em Belo Horizonte, na Avenida Raja Gabaglia, nº 1.626, a partir das 10 horas, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, entre outros.

 

As comemorações englobam homenagens às instituições parceiras, que colaboram com o trabalho de assistência técnica e extensão rural, promovendo o desenvolvimento sustentável do campo. Também recebem homenagens produtores e funcionários, além dos profissionais da Empresa vencedores do Prêmio MelhorAção, que valoriza projetos ou ações de melhoria na área técnica ou administrativa e que impactam no melhor atendimento ao produtor.

 

Outro destaque da comemoração desse septuagésimo primeiro aniversário da Emater-MG será a apresentação do Programa Emater 4.0, que tem foco na adequação da Empresa às exigências da transformação digital, construindo ferramentas para racionalizar, desburocratizar e tornar os serviços da Emater-MG ainda mais ágeis, proativos, diretos, conectados às necessidades do produtor.

 

O programa, abarca uma série de projetos, desde a mudança da cultura da Empresa, até plataformas digitais como o Deméter, já em fase de implementação. O programa auxilia os técnicos no atendimento aos produtores, tornando mais ágil a prestação do serviço e possibilitando a coleta e processamento de dados relevantes para a agricultura mineira. A plataforma já é modelo e será também adotada por outras Emateres do país. Numa segunda fase, o Demetér prevê sua versão perfil cliente, que possibilitará que o produtor tenha acesso a serviços e conteúdos técnicos da Emater-MG na palma das mãos, pelos smartphones e tablets.

 

Ainda no contexto da Agricultura 4.0, a Emater-MG, com uso de tecnologias avançadas, como drones e softwares para processamento de dados, investe na prestação de serviços altamente qualificados, como georreferenciamento de produções, zoneamento ambiental e produtivo e análises fitossanitárias. Tudo para propiciar ao produtor e gestores informações e ferramentas capazes de nortear o planejamento de forma eficiente e inteligente.

 

Emater Conecta

 

Também dentro das comemorações do aniversário da Emater-MG, haverá uma segunda edição do projeto Emater Conecta, que compõe o programa Emater-MG 4.0. O seminário aborda temas de inovação no campo e desta vez irá tratar de “Ecossistema Agro, tendências e inovações que impulsionam a cocriação de conhecimento e valor”. O evento é aberto ao público e acontece também no dia 06/12, de 13h ás 17h, no auditório da empresa, na Raja Gabaglia, 1.626.

 

Serão promovidas palestras do secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Paulo César Resende de Carvalho Alvim e da chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Sílvia Maria Fonseca Silveira Massruhá.

 

Para participar, basta fazer inscrição gratuita pelo Sympla, por meio do link: http://bit.ly/2DqcIlK .

 

 

Serviço:

Solenidade pelos 71 anos da Emater-MG e Dia Nacional do Extensionista Rural

Data: 06/12/2019

Horário: 10 horas

Local: Av. Raja Gabaglia, 1626, Gutierrez, Belo Horizonte.

 

 

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalista responsável: Terezinha Leite