Edital de concessão do Minascentro é lançado

Publicado em 06/10/2019 - geral - Da Redação

Edital de concessão do Minascentro é lançado


Abertura da licitação para gestão do centro de convenções ocorre em paralelo ao término das obras de revitalização

 Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lança edital de licitação para concessão onerosa do Minascentro (Centro Mineiro de Promoções Israel Pinheiro), localizado no Centro de Belo Horizonte. O objetivo é selecionar parceiro privado para fazer a gestão do uso do espaço, incluindo captação e comercialização de eventos, desenvolvimento, implantação e comercialização de serviços. O edital está disponível neste link.


Poderão participar pessoas jurídicas do ramo pertinente ao objeto licitado, isoladamente ou em consórcio, nacionais e estrangeiras, autorizadas a funcionar no País, que estejam em condições legais de exercício e que atendam integralmente às exigências e condições contidas no edital e em seus anexos. A licitação, que será na modalidade pregão presencial, ocorrerá em 19 de novembro de 2019, às 10h, na sede da Codemge (Rua Manaus, 467, Santa Efigênia, Belo Horizonte).

Caberá ao licitante vencedor a gestão do Minascentro, após a conclusão das obras de revitalização do edifício que estão sendo realizadas pela Codemge. Desde janeiro de 2018, a companhia tem feito diversas intervenções para garantir segurança e conforto aos usuários, além de preservar o espaço, que é patrimônio tombado.

Entre as melhorias promovidas no local, estão: substituição das instalações elétricas e mudança da iluminação para sistema LED; substituição das instalações hidrossanitárias e adequação à norma de acessibilidade; instalação do sistema de detecção automática de incêndio; substituição, ampliação e modernização do sistema de climatização; implantação de sistema de CFTV (Circuito Fechado de TV a partir de câmeras de segurança); recuperação do mobiliário, carpetes e fachadas; impermeabilização e pintura. O valor total estimado da reforma é de R$ 30 milhões e a previsão de término é em dezembro deste ano.

O período da concessão será de 15 anos, renovável por igual tempo. O processo não constitui privatização, pois os bens continuarão pertencendo à companhia.

A iniciativa é importante para potencializar o dinamismo dos negócios, ampliar o mercado e valorizar a eficiência na prestação dos serviços à população. Além disso, a Codemge tem como objetivo, por meio da concessão, promover a sustentabilidade econômica do equipamento, assim como projetar Belo Horizonte e Minas Gerais no cenário de eventos.

O espaço

Com localização privilegiada, o Minascentro foi criado em 1981, pelo Decreto Estadual nº 21.226, para sediar o encontro das artes, cultura, indústria, comércio, ciência e turismo. Sua inauguração oficial foi em 15 de março de 1984.

Conforme a Deliberação Nº 004/2009, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH) notificou o tombamento definitivo do Minascentro, que pertence ao “Conjunto Urbano Praça Raul Soares – Avenida Olegário Maciel”.

O empreendimento é dotado de completa infraestrutura, que permite a realização dos mais diferentes tipos de eventos: feiras, shows, convenções, congressos, formaturas e reuniões executivas. O espaço permite aos visitantes encontrar em seu entorno uma ampla rede hoteleira e bancária e variadas opções de restaurantes, além de estar próximo a um dos pontos mais visitados pelos turistas da capital: o tradicional Mercado Central.

Com fácil acesso para os aeroportos e rodoviária, situa-se ao lado de grandes vias de escoamento, com boa oferta de serviços de táxi, ônibus e metrô. Em seus mais de 33 mil metros quadrados, o Minascentro pode receber até três grandes eventos simultâneos. Está equipado com seis auditórios, dois teatros e diversas salas para reuniões e apoio logístico.

SEGOV