Lima & Limão - Ed. 1070

Publicado em 23/12/2011 - estevao-bortoloti - Estevão Bortoloti

E O DITO VOOU PARA O CÉU – O Dito Dino morreu. Eram quase sete horas da noite e a infausta notícia passada por uma senhora da nossa sociedade pegou-me de surpresa. Morreu? Respondi espantado. Pois é Sr. Estevão. Meu, nosso querido amigo de tantos anos e estórias se foi para sempre. A tal senhora chorava emocionada e procurando palavras certas para a ocasião, senti que meus olhos também lacrimejavam. Mais alguns comentários sobre o triste acontecimento e lá fui eu descendo rumo a minha casa e no caminho rememorando fatos envolvendo o amigo falecido: que tinha sentimentos e alma de poeta e gostava de escrever versinhos e frases românticas que contava estórias sobre grandes nomes da nossa política local, estadual e brasileira por completo, eventos históricos ocorridos em nossa cidade desde eras remotas, que foi, de certo modo, a versão brasileira do Ícaro da lenda grega construindo asas metálicas e tentando voar com conseqüência não muito saudáveis, que promovia e dirigia os quadros-vivos encenados durante as semanas santas, que foi o idealizador e criador da primeira estação radiofônica que operou na comunidade, tudo isto sozinho e à custa dos seus parcos recursos financeiro. Foi o primeiro, o melhor e o mais autêntico locutor sertanejo de Muzambinho e região. Quando outros tentaram reivindicar publicamente o mérito do pioneirismo da rádio-difusão na cidade eu, na ocasião responsável pelo jornal Correio do Sudoeste edição de Muzambinho, não excitei em divulgar a verdade publicando que foi “ele e mais ninguém o autor da façanha”. Dito Dino foi também um apaixonado pela poesia estilo romântico, teatro, música, orquestras, cinema, artistas, pinturas e esculturas do passado, jamais se conformando com a evolução predatória do modernismo que endureceu e desvirtuou autores, artistas e estas formas de manifestação. Mas agora ele se foi deixando tristeza e saudades, mas também muitas boas lembranças na mente e no coração da multidão de amigos e admiradores que deixou aqui na terra. Outro alguém diferente e especial como ele jamais aqui neste mundo, neste país, nesta cidade, somente lá no céu onde gozando da companhia do seu querido filho Lincoln provavelmente neste momento está tentando convencer o Senhor e seus anjos da santa validade dos seus poemas e da praticidade das asas postiças idealizadas e fabricadas por ele.
Descanse em paz empreendedor incansável, sonhador e poeta Benedito Dino!

E VOOU NOSSO DITO
SOBRE AS NUVENS DO CÉU
FOI BUSCAR NO INFINITO
O LUGAR QUE É SEU,
UM REFÚGIO BENDITO
QUE TÃO BEM MERECEU
PELO MUITO NA VIDA
QUE AMOU, QUE SONHOU, QUE SE DEU.


AQUI TEM ANJOS – Começando pela Secretaria de Saúde, passando pelos postos de saúde localizados na Rua Dick Prado (centro) e Alto do Anjo e terminando no Centro Odontológico, ambulatório, vigilância sanitária, creche, APAE, S.O.S, Associação dos Voluntários Muzambinhense no Combate ao Câncer Casa de Apoio Anadéia, Lar São Vicente de Paulo, Santa Casa, hospitais conveniados, PSFs e unidades do programa Saúde da Família já contando com quatro unidades. Muzambinho tem uma verdadeira legião de anjos cuidando diuturnamente da segurança, bem estar e saúde do nosso povo. Anjos de ouro, de prata e de diamante, mas também de carne e osso, o que muitos parecem não entender quando acontece algum descuido, algum erro, falhas a que todos nós estamos suspeitos. Dentistas, médicos, nutricionistas, técnicos em aparelhos fisioterapeutas, técnico de enfermagem, enfermeiras (os), agentes de saúde, motoristas, pessoal de escritório e até voluntários e policiais completam esta enorme e bendita plêiade de seres humanos sensíveis sempre dispostos a socorrer o próximo. Abaixo, relação do pessoa que compõem o PSF da Vila Lima:
- Agentes Comunitários de Saúde: Cleusa Regina Morais, Alfredo Paiva, Elizabete Alves Rocha, Cláudia Lúcia Anderson, Fernanda Flávia Domingos, Regina Maria Anderson; Irani do Carmo Lélis (Técnica de Enfermagem); Priscila Teixeira Martins (Enfermeira); Matheus Poscidônio (médico). São 998 famílias cadastradas e mais de 3.111 atendimentos.
Breve, publicaremos relação do pessoas das outras unidades PSF.

Prezado leitor: aqui está mais uma edição do nosso Lima x Limão, desta vez um pouco mais suave até mesmo por questões de respeito por um sobrinho e um amigo falecidos em dias recentes. Mas nem por isso vou deixar de protestar contra a falta de tolerância e compreensão de alguns leitores que criticam a minha falta de melhor cultura jamais levando em conta a boa vontade e a sensibilidade de um cidadão que se propôs a escrever denunciando e cobrando em prol de seus semelhantes. E que com essa “MANIA” gasta seu tempo e até põe em risco sua integridade física. Quero dizer a eles que por de trás destas frases, palavras e pontuações erradas existe muito senso de responsabilidade, muita coragem e MUITO AMOR CRISTÃO PARA DAR. SEJAM LIVRES, FELIZES E SÁBIOS FAZENDO O MESMO!

O RIO DO CHICO PEDRO VAI SER DESPOLUÍDO – Para mim a mais grata notícia de todos os tempos publicada na edição passada de “A Folha Regional”. Se tal acontecer juro que vou até lá para pular na água de roupa e tudo, e depois, se a polícia deixar nadar completamente pelado afim de recordar meus tempos de moleque sem pudor e medo de ser feliz.

Na próxima edição vamos comentar sobre os demais PSFs da comunidade muzambinhense.

ATÉ LÁ E FELIZ NATAL AMIGOS (AS) LEITORES.