Quenianos vencem 38ª Volta ao Cristo /Unimed

Publicado em 27/01/2020 - esportes - Da Redação

Quenianos vencem 38ª Volta ao Cristo /Unimed

Cerca de 2 mil atletas participaram da 38ª Volta ao Cristo, no último domingo, 27. A prova é considerada uma das mais difíceis do Brasil, este ano com 17 km de extensão, alternando terreno de asfalto e terra , com um trecho de 3,5 km de subida até a estátua do Cristo Redentor de Poços, no alto da Serra de São Domingos e descida de 5,5km. A promoção é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O melhor tempo foi do queniano Nicolas Kiptoo Kosgei, com 00:57:28, seguido por Rogério Ferreira e Valério de Souza Fabiano. No feminino, a também queniana Monica Cheruto foi campeã com 01:11:33, seguida por Rosangela R Pereira Faria e Raquel Pereira. No total, foram distribuídos R$ 16 mil em premiação, além de troféus e medalhas.

Após a largada oficial, na parte externa do estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, foi realizada a prova ‘Voltinha’, na pista de atletismo no interior do estádio. Participaram crianças de 5 a 12 anos, de diversos estados brasileiros. “É um incentivo aos novos atletas que vão surgindo, muitos vêm acompanhar os pais que participam da corrida oficial e são incentivados a participar também”, destaca o secretário municipal de Esportes, Wellington Paulista.

O prefeito Sérgio Azevedo e o vereador Alvaro Cagnani, além do presidente da Unimed Odilon Trefiglio Neto , entre outros parceiros, participaram da entrega da premiação. Os vereadores Antonio Carlos Pereira e Pedro Magalhães também prestigiaram o evento.

De acordo com o prefeito, a prova foi realizada com sucesso absoluto de participantes e de público, que prestigiou os atletas durante todo o percurso. “Gostaria de ressaltar o trabalho dos servidores da secretaria de Esportes e também a parceria com a iniciativa privada, neste caso com a Unimed, que proporcionou um incremento na organização do evento”.

A Unimed, além do previsto no edital de Chamada Pública, ainda montou um estande do seu Programa Vi ver Bem, com as bikesucos, medição da pressão arterial e totem com protetor solar para os participantes da prova. “Ficamos muito satisfeitos por participar de um evento como este, que movimentou dois mil atletas e está totalmente alinhado ao nosso objetivo de promoção da saúde de todos”, destacou o médico Odilon Trefíglio Neto, presidente da Unimed Poços. 

Muitas homenagens marcaram esta edição da corrida, dirigidas à corredora Giovana da Matta, ao professor Cassarro e também ao treinador sr Chico Corredor, já falecidos. O maior momento de superação foi do atleta Claudemir Ribeiro, de Sorocaba (SP). Ele terminou a prova em 03:43:40 e foi o primeiro amputado a concluir o percurso. O resultado geral da prova pode ser conferido no site www.runnerbrasil.com.br

 

Os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino geral foram :

 

Classificação Feminino


1- Monica Cheruto 01:11:33

2-Rosangela R. Pereira Faria 01:12:10

3-Raquel Pereira 01:17:00

4- Selly Tepkemoi Korir 01:17:06

5-Cristiane Agostinho 01:17:42


Classificação Masculino 


1- Nicolas Kiptoo Kosgei 00:57:28

2- Rogério Ferreira 00:59:18 

3- Valério de Souza Fabiano 01:00:10 

4- Raimundo Nonato P. da Silva 01:00:33

5- Marcos Alexandre Elias 01:01:11