Jogos oficiais da história profissional da Caldense são catalogados e revelam curiosidades do clube

Publicado em 06/03/2020 - esportes - Da Redação

Jogos oficiais da história profissional da Caldense são catalogados e revelam curiosidades do clube

Está disponível no site oficial da Caldense a lista de todos os jogos oficiais realizados pelo clube desde sua profissionalização em 1972, quando disputou a divisão especial do Campeonato Mineiro pela primeira vez. Além de participações oficiais nas divisões inferiores do Campeonato Mineiro entre 1961 e 1971, época em que a equipe se inscreveu algumas vezes no estadual para tentar o tão sonhado acesso à elite.

O levantamento inclui data dos jogos, placar das partidas e autores dos gols da Veterana. Apenas partidas por competições oficiais foram consideradas, amistosos e jogos-treino não entraram na contagem. Um trabalho intenso de pesquisa foi desenvolvido ao longo de dois anos para se obter as informações.

“O professor Hugo Pontes quando escreveu o livro da Caldense fez um excelente trabalho para registrar os jogos da equipe. Ele teve uma dificuldade enorme para encontrar os dados das partidas, principalmente as mais antigas e por isso algumas competições/partidas não foram catalogadas na época e agora tentamos dar sequência a esse trabalho” – disse Renan Muniz, assessor de comunicação da Caldense

“As principais fontes foram jornais da época, já que a própria FMF não tem um arquivo de súmulas. Tivemos que olhar edição por edição dos periódicos, especialmente nos anos 80, para encontrar relatos dos jogos da Caldense. Algumas partidas não foram noticiadas, outras tiveram apenas o placar divulgado. O que impossibilita ter acesso à escalação das equipes e demais informações da ficha técnica. Mas conseguimos compilar muito material e catalogar todos os jogos  da era profissional. Isso já é um grande passo e conforme formos obtendo mais informações iremos atualizar. Para os que gostam da Caldense é um resgate valioso da história do clube” – completou Renan, responsável pela pesquisa.

Através do levantamento, foi possível conhecer algumas curiosidades. Como a maior goleada: 8 a 0 contra a Paraisense no Mineiro de 1980; Maior sequência invicta na era profissional: 22 jogos, entre 14 de setembro de 1975 e 11 de abril de 1976; O número total de jogos: 1.373, sendo 491 vitórias, 429 empates e 453 derrotas, com 1.517 gols marcados e 1.457 gols sofridos (não inclui os dados da temporada 2020); Além do retrospecto de jogos contra cada adversário.

Para a pesquisa, foram consultadas as seguintes fontes: Livro AAC - História e Glórias de Hugo Pontes, Súmulas FMF e CBF, Jornal Mantiqueira, Jornal Gazeta do Sul de Minas, Acervo Museu de Poços, Revista Placar, RSSSF Brasil e Futebol Nacional.

A relação completa, com o retrospecto de jogos da Caldense, pode ser acessada na aba “futebol” no site da Caldense ou através do link: http://caldense.com.br/wordpress/index.php/futebol/retrospecto-de-jogos/. Outra novidade no site é a lista de técnicos da Veterana por temporada desde a fundação do clube em 1925, uma pesquisa feita por Hugo Pontes, que pode ser conferida na aba “técnicos” ou pelo link: http://caldense.com.br/wordpress/index.php/futebol/tecnicos/.    


ASCOM