Em realidades distintas, Tupynambás e Caldense se enfrentam domingo (26) às 16 horas

Publicado em 24/07/2020 - esportes - Da Redação

Em realidades distintas, Tupynambás e Caldense se enfrentam domingo (26) às 16 horas

Caldense e Tupynambás vivem realidades distintas na competição e irão se enfrentar domingo (26) às 16 horas no Ronaldão. A Veterana briga pela classificação à semifinal, enquanto o Tupynambás ainda não venceu no campeonato e precisa de duas vitórias nas duas últimas rodadas para escapar do rebaixamento, além de contar com derrotas dos concorrentes diretos.

A partida seria inicialmente em Juiz de Fora, depois passou para Pouso Alegre e por fim foi transferida para Poços de Caldas. Dependendo de uma combinação de resultados, o Verdão pode garantir matematicamente sua classificação já nesta rodada. Isso acontece se vencer o Tupynambás e o Cruzeiro não vencer a URT; ou ainda se a Veterana empatar com o time de Juiz de Fora e contar com derrota da equipe celeste e um tropeço do Patrocinense contra o Boa Esporte.

Outras coisas também estão em jogo. A CBF oferece quatro vagas para a Copa do Brasil 2021 através do Campeonato Mineiro, que são obtidas através dos quatro melhores colocados. Ou seja, classificar para a semifinal significa conquistar vaga para o torneio nacional e garantir uma boa quantia em premiação pela participação na competição.

Ademais, embora esteja classificada e confirmada na disputa da Série D 2020, caso não consiga subir de divisão, a Veterana está perto de garantir vaga novamente para 2021. O estadual classifica três equipes para a competição e a Veterana lidera a disputa, seguida por Patrocinense (12 pontos), Uberlândia (11 pontos) e URT (11 pontos). A Caldense pode garantir a vaga para a Série D 2021 se vencer ou empatar com o Tupynambás; ou ainda se perder e Uberlândia ou URT não vencerem suas partidas.

A partir desta rodada, entra em vigor a medida provisória liberada pela FIFA para que cada equipe tenha direito a cinco substituições. As mudanças visam amenizar o desgaste dos jogadores por conta da paralisação do futebol. Para evitar que o acréscimo no número de substituições diminuam o tempo de bola rolando e que haja "cera", as trocas precisam ser feitas no máximo em três ocasiões por equipe. Assim, serão necessárias substituições de dois ou mais atletas simultaneamente. 

Retrospecto
Tupynambás e Caldense se enfrentaram apenas uma vez na história. O confronto aconteceu no Campeonato Mineiro 2019. A Veterana venceu por 3 a 0, com dois gols de Romário e um de Carlinhos.

Campanha
A Veterana vem de cinco vitórias, dois empates e duas derrota (América 2 a 2, Uberlândia 2 a 0, URT 0 a 1, Villa Nova 2 a 0, Boa Esporte 1 a 0, Atlético-MG 2 a 1, Patrocinense 2 a 2, Coimbra 2 a 0 e Tombense 1 a 2) e está com 17 pontos em 4º lugar na tabela. Já o Tupynambás está na lanterna do estadual e está com três pontos.
 
Gols e assistências
Anotaram gols pela Veterana na competição: Nathan (três vezes), Artur (duas vezes), João Victor (duas vezes), Filipi Sousa (duas vezes), André Mensalão (duas vezes), Luciano Mandi, Luís Henrique e Luan Costa. Deram assistência para gol os seguintes atletas: Luan Costa (três vezes), Nathan (três vezes), Rafael Rosa, Marco Damasceno, Lucas Mufalo, Verrone e Artur.

Arbitragem

A arbitragem ficará a cargo de Michel Patrick Guimarães (apitou Caldense 1 x 0 Boa este ano), com assistência de Douglas Almeida Costa e Filipe Ramos Santana. Além do quarto árbitro Hieger Túlio Cardoso e do assessor de campo Carlos Henrique Tosta.

Pendurados e suspensos
O zagueiro Lucas Mufalo, o atacante João Victor, o zagueiro Morais e o lateral-direito Filipi Sousa estão pendurados com dois cartões amarelos. Os atletas Lucas Silva, Alyson, Artur, Franklin, Nathan, André Mensalão, o preparador físico Felipe Pezzo e o preparador de goleiros Vhenycius Zarpelão levaram um cartão amarelo cada na competição. Os jogadores Luan Costa e Fraga também receberam um cartão amarelo, porém não fazem mais parte do elenco alviverde.

Transmissão
A partida será transmitida ao vivo por diversas rádios de Poços. O torcedor pode acompanhar o duelo pela Rádio Arquibancada, Rádio Cultura, MAK Rádio ou Rádio Linha Direta. Além disso, haverá cobertura em tempo real pelo site do Jornal Mantiqueira e pela página do globoesporte.

ASCOM