CBF divulga grupos da Série D 2020; Veja os adversários da Caldense

Publicado em 05/03/2020 - esportes - Da Redação

CBF divulga grupos da Série D 2020; Veja os adversários da Caldense

A Confederação Brasileira de Futebol, CBF, divulgou na madrugada da quarta-feira (04), o regulamento, grupos e tabela básica do Campeonato Brasileiro da Série D 2020. A Caldense integra o grupo A6 da competição ao lado de Atlético de Alagoinhas-BA, Bahia de Feira-BA, Gama-DF, Palmas-TO, Patrocinense-MG, Tupynambás-MG e o vencedor do confronto entre Brasiliense-DF e Tocantinópolis-TO.

Em 2020, o formato de disputa da primeira fase da Série D sofreu uma mudança. Agora, os 64 clubes foram divididos em 8 grupos de 8 times, onde se enfrentam em turno e returno (14 jogos para cada time). A mudança foi motivada para ampliar o calendário da competição, que agora conta com 26 datas (antes eram 16).

Os quatro melhores classificados de cada chave avançam para a segunda fase, quando começam os confrontos de mata-mata. A partir dessa fase, a competição é decidida em jogos de ida e volta, até a grande final. Os quatro semifinalistas garantem o acesso para a Série C do Brasileirão de 2021.

Outra novidade é a realização de um torneio pré-classificatório com jogos de ida e volta reunindo oito clubes, dos quais quatro avançam à fase de grupos. Um dos confrontos irá determinar uma equipe para integrar o grupo da Veterana, o duelo entre Brasiliense-DF e Tocantinópolis-TO.

A fase preliminar da competição nacional terá início em 2 ou 3 de maio. Já a fase de grupos será disputada entre 23 de maio e 23 de agosto. A partida decisiva das quartas de final, etapa que define os quatro clubes que serão promovidos à Série C, está programada para 18 de outubro. Já a partida derradeira da grande final do torneio será disputada 22 de novembro.

A estreia da Caldense será no dia 23 ou 24 de maio fora de casa contra o vencedor de Brasiliense-DF e Tocantinópolis-TO. Depois o Verdão recebe o Atlético de Alagoinhas-BA no Ronaldão em 30 ou 31 de maio. Veja a lista completa dos jogos do Verdão no arquivo em anexo.


ASCOM