Solidariedade no 2º Galeto Italiano de Muzambinho

Publicado em 08/12/2019 - especial - Da Redação

Solidariedade no 2º Galeto Italiano de Muzambinho

Festa promovida pela Comarca de Muzambinho pela segunda vez recolheu fundos para a Casa Lar, que abriga crianças em situação de vulnerabilidade social 

A comunidade de Muzambinho demonstrou seu espírito solidário no 2º Galeto Italiano, promovido pelo juiz Flávio Schmidt, responsável pela comarca, para angariar fundos para a Casa Lar local. A entidade funciona como abrigo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Mais de 800 pessoas prestigiaram a festa, realizada no domingo (01/12). Foram quase 10 horas de duração, com muita diversão: brinquedos para crianças, bingo, tirinha da sorte e música ao vivo. Todo o valor levantado foi destinado às despesas da Casa Lar, que, desde 2009, mantém-se por meio de doações, a maior parte obtida em eventos promovidos para arrecadar recursos.


Causa social

O juiz de direito Flávio Schmidt, que é do Rio Grande do Sul, trouxe da Serra Gaúcha a tradição da culinária italiana. E foi o próprio magistrado quem assou os galetos por 12 horas em uma churrasqueira de 15 metros para os convidados.

De acordo com o juiz, o evento reforça o papel social do Poder Judiciário em prol da sociedade civil, e a proximidade de magistrados e servidores com a causa social. Além disso, a população se envolve por completo na festa e dá o apoio para que o evento seja um sucesso.

A Casa Lar é uma entidade sem fins lucrativos, criada pelo Poder Judiciário, e atende crianças e adolescentes excluídos do meio social, por ausência dos pais ou familiares ou por terem sofrido algum tipo de violência. O tempo médio de permanência deles na instituição é de no máximo 180 dias, como manda a legislação. A Casa Lar abriga atualmente 12 menores.