Ele tem o controle sobre os vales sombrios!

Publicado em 01/04/2020 - especial - Da Redação

Ele tem o controle sobre os vales sombrios!

(Rev. Messias Anacleto Rosa)

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” (Salmo 23:4)

O trono não está vazio, o barco não está à deriva, a história do mundo é a arena de Deus, as rédeas estão seguras. Ainda que, aparentemente, tenhamos a impressão de vivermos o caos, a desordem, a anarquia, isto não diz a verdade. A realidade é bem outra. Podemos estar certos de que alguém com sabedoria, justiça e amor tem o controle da situação.

Deus não está desinformado, Ele não ignora tudo o que acontece, Ele sabe muito bem, Ele se levanta no trono para ver o que se passa em cima no céu e embaixo na terra: “’Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei’, diz o Senhor. ‘Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam’.” (Salmo 12:5) “Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra?” (Salmo 113:5,6)

Em certas situações temos a impressão que Deus faz vistas grossas e não está nem aí com as coisas que estão acontecendo; que deu as costas a tudo e disse: “Vocês que se ralem, que se danem, vocês criaram o problema, então, vocês que resolvam”. Dá a impressão que Deus lavou as mãos e nos deixou sozinhos. Mas não é bem assim. Ele nos contempla, Ele nos vê: “Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:15,16). Ele me vê quando passo pelo vale escuro, quando atravesso os meus desertos, quando me sinto só. Ele vê as minhas lágrimas quando, em silêncio, nas minhas madrugadas molho o meu travesseiro. Ele se importa comigo, Ele se interessa: “porque Deus mesmo disse: Nunca o deixarei, nunca o abandonarei’. Podemos, pois, dizer com confiança: ‘O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens’” (Hebreus 13:5,6)

Ele tem o controle, nem um fio de cabelo está fora do seu cuidado. Gostaria de lembrá-lo agora destas palavras: “Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: ‘Onde está o seu Deus?’ Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmo 42:3,11)

Mesmo passando pelo vale tenha certeza de que Ele caminha com você!

REFLITA:

“Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.” (Salmo 27:5)

“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.” (Salmo 91:1-2)

Rev. Messias Anacleto Rosa

Pastor Emérito da 1ª IPI de Londrina - PR