Secretaria de Educação e Ifet desenvolvem projeto “Horta na Escola” no Moçambo

Publicado em 02/06/2019 - educacao - Da Redação

Secretaria de Educação e Ifet desenvolvem projeto “Horta na Escola” no Moçambo

A escola municipal do Moçambo está desenvolvendo o projeto “Horta nas Escolas” em parceria com a IFET, para 170 alunos que frequentam a unidade escolar rural em Muzambinho.

Os 14 estudantes do curso de Biologia estão sob a responsabilidade da orientação do professor Generci  Dias. “Fazer uma horta é uma forma de educar e usar todas as disciplinas. As crianças fazem leitura, usam conhecimentos de matemática e ciências para construírem os canteiros, além da educação ambiental e alimentar”, explica a diretora da escola, Arlete Maria Silva.

“A iniciativa leva as crianças para a prática da alimentação saudável e o conhecimento sobre o plantio e cultivo de alimentos, além do desenvolvimento da compostagem (processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo)”, explica Generci.

Durante a aula, os estudantes são divididos em grupos que preparam os canteiros e plantas de diferentes sementes de hortaliças e verduras. Aprendem a cuidar e a fazerem a manutenção. Há na escola um profissional que há mais de 20 anos cuida da horta, Seu Luiz, que agora vai auxiliar os estudantes a cuidarem dos canteiros. A previsão é colher cenouras, batata doce e quiabo. A horta tem 250 metros e já produz limão, couve, brócolis, repolho, alface, cheiro verde, milho, couve, chuchu que abastecem a merenda escolar durante o ano.

Os alunos participam das atividades na horta  vao se revezar, com o auxílio de seu Luiz, no cuidado e manutenção dos canteiros plantados. Todos os materiais utilizados na criação da horta foram provenientes de doações. O projeto tem duração de um  ano.