Programa “Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente”

Publicado em 24/02/2019 - educacao - Da Redação

Programa “Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente”

O projeto de Extensão “Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente” com registro no Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, lançará no dia 25/02/2019, seu primeiro Programa Educativo, com uma temporada de 12 episódios.

Tal estratégia de Tecnologias Inovadoras Educativas está vinculada ao Centro de Estudos Ambientais (CEAM) e ao Grupo de Estudos de Promoção de Saúde (GEPS).

O objetivo principal das ações consiste na reflexão das problemáticas acerca do crescimento desordenado das cidades, exploração dos recursos naturais, desastres ambientais, desenvolvimento econômico, extinção e degradação da biodiversidade, e desafios do planeta para a sustentabilidade.

O Público-alvo são alunos dos Cursos Técnicos integrados e subsequentes, alunos dos Cursos Superiores e comunidade local e regional do Município de Muzambinho. 

Cada episódio contará com duração de 16 minutos e será integrado por uma equipe de produção, roteirização e edição.

Os quadros são compostos por participações de especialistas nas áreas temáticas de recursos hídricos, engenharias, geologia, biologia, química, medicina, saúde ambiental e ciências da saúde.

Nas participações artísticas haverá a divulgação dos talentos dos alunos do Campus Muzambinho e suas histórias de sucesso.

No espaço reservado para as informações haverá a propagação dos eventos e demais ações previstas para o mês na Instituição.

O programa contará com um canal no Youtube, uma página no Facebook e Instagran para que haja sugestões e maior interatividade entre os alunos e comunidade escolar.

O projeto está sendo desenvolvido com a roteirização dos Professores Fabrício Santos Ritá, Claudiomir da Silva Santos, Arturene Maria Lino do Carmo, colaboração do Prof. Renato Aparecido Souza, e execução gráfica da Técnica em Informática e discente do Curso de Ciências Biológicas Milena Isabela da Silva.

Os ambientes para as gravações são naturais e estão localizados em paisagens dentro do Campus, contando com o auxílio do servidor Juliano Francisco Rangel, responsável pelo Laboratório de Jardinagem e Paisagismo.

Como toda atividade social e integradora contará com o suporte de apoiadores como o site Muzambinho.com e idealizadores da proposta ambiental sustentável.

A iniciativa propõe uma ferramenta de aprendizado de conceito moderno, participativo, dinâmico, atraente para seu público jovem e principalmente focado na justiça social e no direito das futuras gerações a um meio ambiente saudável e equilibrado.

De acordo com o professor Fabrício Santos Ritá “As sociedades só poderão repensar suas ações para o meio e em prol do meio, quando se sentirem capazes de serem ativas neste processo decisório. E para tanto precisam ser empoderadas e instrumentadas sobre o seu papel no contexto social, ambiental, político e econômico. As questões de meio ambiente e saúde não podem ser tratadas de maneira desvinculada, pois o dano acarretado aos recursos naturais inviabilizam o uso da água, que se torna um veículo de doenças e consequentemente impactam na qualidade de vida das pessoas”.

APRESENTAÇÕES

A apresentação dos quadros foi conduzida pelo professor Fabrício Santos Ritá, que desenvolve ações voltadas para Sustentabilidade, Saúde e Meio Ambiente. 

As gravações foram realizadas no Campus Muzambinho e utilizou de cenários naturais nos prédios administrativos e nos setores de paisagismo e floricultura. 

Professora Maria Thereza Mariano, professora da Puc em Poços de Caldas e também representante do Comitê de Bacias Hidrográficas Mogi Pardo, estreiou o Quadro “Pausa para Sustentabilidade” Destacou a importância da preservação dos recursos naturais e das ações voltadas para o crescimento sustentável das cidades. Além de promover reflexões sobre os caminhos do desenvolvimento e as tragédias na Mineração. 

E o quadro “ Destaques do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho” teve como o convidado o aluno do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, Mauro Filho. Natural de Guaxupé, mora em Santa Cruz da Prata e que tem 17 anos. O estudante destaca a importância da música em sua vida, as tradições familiares e a manutenção da música raiz. 

O bloco “Click Ambiental” foi com o Professor do Curso Técnico em Agropecuária José Mauro Costa, que além de desenvolver ações pedagógicas é amante da fotografia de aves e espécies em extinção. Destacou a importância da dinâmica ecológica dos animais em relação a dispersão de sementes e controle na cadeia alimentar, além das aves polinizadoras. Possui registros de aves em extinção. 

E o “Café com prosa”, seguiu com o Engenheiro Agrônomo e produtor de Café Sustentável - Carlos Emanuel de Melo Costa. O produtor destacou os processos de produção do café 04 irmãos e o compromisso da Fazenda São Manoel com o Meio Ambiente. Demonstrou a diferença entre os cafés especiais e os diferentes pontos de classificação e torra.